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Agronegócio

1,2 milhão de hectares são usados para o cultivo de produtos orgânicos no Brasil

O número representa cerca de 0,5% do total das terras agricultáveis

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Um estudo capaz de caracterizar a produção e o consumo de produtos orgânicos no Brasil, foi feito por um grupo de pesquisadores ligados à Embrapa e ao Instituto de Economia da Unicamp.

Os autores do estudo são Ademar Ribeiro Romeiro (Instituto de Economia da Unicamp), Lucas Ferreira Lima (Centro Universitário FMU), Lucimar Santiago de Abreu (Embrapa Meio Ambiente) e João Alfredo de Carvalho Mangabeira (Embrapa Territorial).

De acordo com os pesquisadores, existem alguns obstáculos para o crescimento da produção orgânica no Brasil neste setor. O país tem mais de 351 milhões de hectares, mas apenas 1,2 milhão de hectares são usados para o cultivo de produtos orgânicos, o que representa menos de 0,5% do total das terras agricultáveis.

Para suprir a falta de estatísticas robustas e sistematicamente organizadas em nível nacional, este trabalho usa um método qualitativo denominado Análise FOFA, utilizado para determinar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da produção orgânica brasileira.

O trabalho se propõe a criar uma tipologia de avaliação da produção orgânica para testar a hipótese de um círculo vicioso no Brasil. A hipótese geral levantada pelo estudo é que, no Brasil, existe um círculo vicioso de interação entre agentes públicos e privados, o que representa um entrave ao crescimento da produção orgânica do país porque conduz a uma estratégia viciosa.

Os pesquisadores, a fim de superar o círculo vicioso, recomendam ações e políticas públicas efetivas que possam impactar positivamente, como políticas de infraestrutura rural, tais como eletrificação, estradas, internet e água, compras governamentais e instrumentos de geração de demanda da agricultura familiar, entre outros.

Além disso, o estudo realizado, mostrou uma reconstrução da trajetória da evolução do desenvolvimento da agricultura orgânica brasileira, mostrando maior evolução e organização dos movimentos sociais através de dados disponíveis sobre a produção e o consumo de produtos orgânicos no Brasil.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

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