Conecte-se conosco

Economia

14º salário do INSS pode sair? Projeto avança na Câmara dos Deputados

Texto prevê o pagamento de um salário extra para aposentados e pensionistas do INSS para conter os efeitos da pandemia.

Publicado

em

O projeto que cria o 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) recebeu parecer favorável na Câmara dos Deputados. O texto agora segue para análise na Comissão de Finanças e Tributação da Casa.

Leia mais: Guedes pretende custear programas sociais vendendo ações da Petrobras

A proposta é liberar um benefício extra para os segurados, já que o 13º salário foi antecipado e eles podem ficar financeiramente desamparados no fim do ano. Em 2020 e 2021, o governo decidiu antecipar ao pagamento do 13º como medida para reduzir os efeitos da pandemia de coronavírus.

“Infelizmente (os aposentados) são pessoas que, em sua maioria, já não tem como recompor seu sustento por meio de trabalho e veem sua capacidade de consumo ser reduzida todos os meses por conta da inflação”, afirmou o deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) relator do projeto.

“Nesse contexto, o presente Projeto de Lei visa proporcionar um benefício temporário para esse grupo tão fragilizado da população”, acrescentou.

Próximas etapas

No fim de setembro, a pauta passou pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, onde recebeu parecer favorável. Muitos acreditam que as chances de aprovação do benefício até 2023 são boas.

Para que o 14º salário dos aposentados e pensionistas do INSS seja de fato criado, o texto precisa passar por outras Comissões da Câmara, pelo Senado Federal e pela sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS