Conecte-se conosco

Economia

4 Dicas que podem facilitar sua aposentadoria e o INSS não te conta

Confira quatro dicas que podem facilitar sua vida na hora de solicitar o benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Publicado

em

INSS

A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o sonho de todo trabalhador brasileiro. Esse benefício é um dos oferecidos ao cidadão que contribui com a Previdência Social e atinge as condições exigidas para fazer a solicitação.

Leia mais: Perdeu o emprego sem justa causa? Veja como sacar o FGTS e o seguro-desemprego

Existem diferentes tipos de aposentadoria, cujas regras podem ou não ter sido alteradas após a reforma da Previdência. Veja quais são:

  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria Especial por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria por Idade Rural;
  • Aposentadoria por Idade Urbana;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para incluídos na regra de transição);
  • Aposentadoria por Invalidez.

4 dicas para facilitar a solicitação

O que muitos contribuintes não sabem é que algumas atitudes podem facilitar a entrada na aposentadoria do INSS. Confira o que fazer para deixar o mercado de trabalho com mais segurança.

1 – Avaliar o melhor o momento para o pedido

Com citado, existem diferentes tipos de aposentadoria, e nem sempre a que você está de olho pode ser a mais vantajosa. Por isso, faça a comparação entre os cenários possíveis e avalie se essa é a melhor hora para dar entrada no pedido.

2 – Verificar o CNIS

O CNIS é o histórico de contribuições de um trabalhador junto ao INSS. O documento reune as empresas onde ele trabalhou, saída, remuneração, dentre outras informações. É importantes conferir o CNIS para verificar se todas os dados estão corretos, evitando problemas com o pedido de aposentadoria.

3 – Solicitar acréscimo

Trabalhadores que atuaram em atividades que exigem exposição a agentes nocivos podem solicitar um adicional relacionado ao tempo de contribuição e até conseguir se aposentar sem o fator previdenciário. O acréscimo mínimo é de 40% no tempo de contribuição para homens e de 20% no tempo para mulheres.

Vale destacar que a conversão de tempo só existe para quem realizou atividades antes da reforma da Previdência entrar em vigor, já que ela exclui esse direito.

4 – Solicitar o reconhecimento de períodos sem registro

Para evitar o pagamento de alguns impostos, certas empresas deixam de registrar o funcionário como manda a lei. No entanto, o profissional pode solicitar o reconhecimento desse período por meio da apresentação de contracheques, ficha ou cartão de ponto e anotações na carteira de trabalho.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS