Saúde
Adeus, refri! Choques de realidade de um estudo revelador
Descubra alguns motivos para abandonar de vez, ou pelo menos diminuir muito, o consumo de refrigerantes.
Se você consome refrigerantes, deve saber que essa prática pode fazer muito mal para a sua saúde, não é? Pois é, existem vários motivos para abandonar de vez ou, pelo menos, diminuir consideravelmente o consumo dessa bebida, que pode trazer sérios problemas para o seu coração, sua mente e, é claro, seu corpo.
E é exatamente isso que um estudo recente visou compreender, feito de maneira colaborativa entre pesquisadores da China e dos Estados Unidos, com os resultados publicados no BMJ. Os resultados surpreendem, revelando que o consumo excessivo dos refrigerantes está relacionado com pelo menos 45 complicações de saúde distintas.
Então, se você está em busca de um empurrãozinho adicional para conseguir largar essas bebidas extremamente prejudiciais, separamos alguns dos principais motivos listados no estudo, que podem comprovar todos os malefícios trazidos pelo consumo de refrigerantes.
Por que largar o refrigerante?
Inicialmente, o estudo mencionado demonstrou uma correlação direta do consumo excessivo dos refrigerantes com 10 problemas cardiovasculares distintos, entre eles: acidentes vasculares cerebrais (AVCs), hipertensão arterial e ataques cardíacos.
Outra informação, essa mais conhecida pelo público geral, é que o consumo dessas bebidas está associado com tipos diferentes de câncer, como no pâncreas, na mama e na próstata.
O consumo excessivo de açúcar, amplamente presente na maioria das opções de refrigerantes tradicionais, também está relacionado a outras condições específicas, como cáries dentárias, asma e até mesmo em quadros de depressão.
Se ainda não são motivos suficientes para repensar o seu consumo de refrigerante, saiba que a ingestão de bebidas açucaradas está associada a um risco de 17% para doenças cardíacas, na hipótese de desenvolvimento de gota e um aumento de 4% no perigo de morte.
Então, como estamos falando de bebidas açucaradas, em muitos casos a recomendação de ficar atento com o consumo excessivo vai além dos refrigerantes, já que energéticos, sucos de caixinha e chás industrializados também são conhecidos por serem excessivamente doces.
Se não conseguir cortar de vez o consumo dessas bebidas, os pesquisadores recomendam que, no mínimo, seja estabelecido um limite para tomá-las, que fica entre 200 a 355 ml semanais, equivalendo a uma latinha padrão.

-
Loterias1 dia atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Tecnologia1 dia atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Economia1 dia atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Economia2 dias atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque
-
Finanças1 dia atrás
Se você ganhou na loteria, parabéns! Agora saiba o que fazer para não perder tudo
-
Mercado de Trabalho17 horas atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Carreira2 dias atrás
Falar bem muda tudo: 5 truques de oratória para conquistar o ouvinte em qualquer situação
-
Economia10 horas atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais