Conecte-se conosco

Agronegócio

Agronegócio registra aumento de 7,9% no número de ocupações

Entre o primeiro e segundo trimestres de 2021, todos os segmentos apresentaram alta no número de ocupações

Publicado

em

No primeiro trimestre de 2021, de abril a junho deste ano, o número de pessoas ocupadas no agronegócio foi de 18 milhões, um aumento de 7,9% em relação aos 16,73 milhões no mesmo período de 2020. Pelos cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, o avanço foi de 3,6%.

De acordo com o Cepea, a causa nas reduções nos postos de trabalho ocorreu entre os meses de abril a junho, época em que a pandemia da Covid-19 acelerava constantemente no Brasil. Além disso, o setor agrícola foi o que teve perdas mais acentuadas em relação ao número de ocupações.

Entre o primeiro e segundo trimestres de 2021, todos os segmentos apresentaram alta no número de ocupações. As mulheres tiveram aumento relativo das ocupações, e os trabalhadores com ensino fundamental ou médio tiveram maior alta em relação à escolaridade.

No segundo trimestre de 2021, a participação do agronegócio no mercado brasileiro foi de 20,55%, de acordo com estudos. Com isso, a agropecuária teve maior destaque com alta de 4,2%, e avanço de 12,07%, com cerca de 940 mil pessoas, quando comparada ao segundo trimestre deste ano com o mesmo período do ano anterior.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS