Empresas
Agrotools anuncia doação de R$1 mi em soluções para empresas menores da Amazônia
Objetivo da companhia é alimentar o “compliance” socioambiental no segmento.
A Agrotools anunciou nesta segunda-feira que doará 1 milhão de reais em soluções digitais para empresas de menor porte que atuam no agronegócio da Amazônia, visando alimentar o “compliance” socioambiental no setor.
Segundo a empresa de tecnologias agrícolas, a doação oferecerá tecnologia e ciência de dados para munir frigoríficos, cerealistas, cooperativas e outras pequenas e médias empresas do agronegócio que adquirem produtos vindos da agropecuária local e estão no “ponto-cego” da Amazônia.
A operação será realizada em conjunto com “parceiros estratégicos”, e foi anunciada pela Agrotools durante conferência sobre a região promovida pelo banco Itaú.
Os negócios que pretende ajudar não possuem condições técnicas para obedecer regras ambientais e serem considerados parceiros pelos grandes compradores da cadeia, explicou a nota da empresa.
“Vamos doar uma solução ampla para os pequenos atores do agronegócio na Amazônia”, disse Sérgio Rocha, fundador e CEO da Agrotools, completando que o plano não é excluir quem não está em “compliance”, mas reconhecer problemas e encontrar soluções.
“Queremos que (as pequenas empresas) tomem conhecimento sobre como seus compradores os enxergam, identificando problemas passíveis de serem resolvidos para que possam estar inseridos no mercado da Amazônia responsável”, disse Rocha.
O executivo acredita que é importante destacar que há uma “agenda positiva” sobre a região. Embora não haja uma Amazônia totalmente blindada contra práticas socioambientais inadequadas e os números negativos sejam impactantes, não se pode jogar “na vala comum” a idoneidade de todo o agronegócio, acrescentou ele.
O desmatamento na região têm sido alvo de discussões ambientais no país e até globalmente, em momento em que o foco do mercado nas práticas ESG (ambiental, social e governança) cresce.
A Amazônia brasileira perdeu 11.088 quilômetros quadrados de floresta entre agosto de 2019 e julho de 2020, aumento de 9,5% ano a ano maior nível em 12 anos, de acordo com dados do Prodes divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“Nossa intenção, com essa iniciativa, não é fazer uma peneira, descartando os não conformes, mas promover a inclusão”, disse o executivo.
A metodologia GEoID irá distribuir as soluções oferecidas pela Agrotools. A Identidade Geográfica (GeoID) é uma metodologia da empresa que hoje acompanha mais de 100 milhões de hectares dentro dos limites da Amazônia, identificando os territórios de produção e permitindo a entrega da “ferramenta certa” para aqueles que querem fazer a verificação socioambiental antes de comprar produtos do campo na Amazônia.
A companhia afirmou que o processo contará com a participação do Itaú e ferramentas de inteligência artificial, além de critérios de seleção próprios.
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