Conecte-se conosco

Investimentos

Ainda dá tempo de começar a investir em 2020?

Além da reserva de emergência, é recomendada a renda fixa para composição de carteira dos calouros no mundo de investimentos.

Publicado

em

Investimentos

O importante sempre é começar e, no caso dos investimentos, antes tarde do que nunca. Sendo assim, uma boa opção para ingresso nesse cenário é por meio do Certificado de Depósito Bancário (CDB) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Mas, antes de adentrar no mercado financeiro é importante pontuar algumas coisas.

O primeiro passo é organizar o seu orçamento, separando o dinheiro para investir. Assim, do mesmo modo que são destinados recursos para pagar as contas, é preciso reservar a parte dos investimentos. O indicado por especialistas financeiros é aplicar 20% do rendimento mensal. Porém, se não conseguir, comprometa o percentual que se alinhe a sua realidade.

No entanto, mais importante que o valor é o hábito de poupar. Assim, faça do investimento algo rotineiro, repita todos os meses. Aportes recorrentes contribuem para o crescimento dos ganhos, já que incidem juros sobre juros. Além disso, considere prazos, tendo em mente quando irá precisar daquele dinheiro ou se ele necessita possuir uma liquidez. 

É importante, também, estar atento aos riscos. Essa é uma das primeiras questões a serem respondidas para delinear qual tipo de investimento será feito, mais conservador ou não. De qualquer modo, para quem é calouro no mundo financeiro, a recomendação é começar por produtos de renda fixa para compor a carteira.

Por fim, mas não menos importante, crie a sua reserva de emergência. No cenário de crise econômica, impulsionado pela pandemia, ela se mostrou ainda mais importante. A dica é que ela deve possuir entre seis meses ou mais dos gastos mensais, além de ter liquidez diária e ser livre de riscos, sendo propensa a ser usada em situações de emergências. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS