Conecte-se conosco

Economia

Além do CadÚnico, governo exige outra regra para receber o Auxílio Brasil

Para ter direito ao Auxílio Brasil, as famílias não devem apenas se cadastrarem no CadÚnico. Saiba qual é o outro critério.

Publicado

em

Tudo sobre Auxílio Brasil

A grande virtude do Auxílio Brasil é atingir uma parcela significativa da sociedade brasileira que até então não havia se beneficiado de programas sociais. Ele tem como objetivo atingir quem realmente precisa, ou seja, os mais pobres da população brasileira.

Veja também: Novo benefício emergencial oferece até 1,2 mil por 6 meses

Famílias com filhos, por exemplo, para ter direito à renda, devem garantir que seus filhos frequentem a escola e tenham sido vacinados. Cerca de 14 milhões de famílias brasileiras receberão fundos do Auxílio Brasil, que se tornará o maior programa desse tipo no mundo.

Para ter direito ao Auxílio Brasil, as famílias não devem apenas se cadastrarem no CadÚnico. Elas devem comprovar que a renda per capita se encaixa nos critérios exigidos. Atualmente, é considerada apta a receber o benefícios as pessoas que tem renda familiar de até, no máximo R$ 200 por membro familiar.

Pesquisas realizadas pelo Governo Federal entre os beneficiários do Auxílio Brasil indicam que o dinheiro é gasto, em ordem de prioridade, com alimentação; material escolar; confecções; e sapatos. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco, usando métodos estatísticos sofisticados, inferiu que 87% do dinheiro é usado, por famílias que vivem em áreas rurais, para comprar alimentos.

De acordo com pesquisas promovidas por algumas universidades e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o programa tem contribuído claramente para as melhorias recentes do Brasil no combate à pobreza.

Um estudo do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do PNUD descobriu que mais de 80% dos benefícios vão para famílias pobres (que ganham menos da metade do salário mínimo per capita), portanto, a maioria dos benefícios vai para os pobres.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS