Conecte-se conosco

Política

Alterações nas leis de trânsito podem multar motorista que possuem veículos irregulares!

Novas alterações nas leis de trânsito são regulamentadas e podem ocasionar na multa de vários motoristas brasileiros.

Publicado

em

Projeto de lei permite que multas sejam parceladas em até 12 vezes NESTE estado

Uma nova regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entrou em vigor e pode ocasionar multa a milhares de motoristas brasileiros, bem como fazer com que muitos levem pontos na carteira! O problema? As películas para vidro, vulgo insulfilms.

A nova regulamentação entrou em vigor em junho deste ano e é oriunda da Resolução 960/2022, elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A alteração principal determinada pela resolução se dá em virtude de muitos motoristas utilizarem veículos que ainda possuem bolhas nas películas dos vidros do para-brisa, bem como dos vidros laterais dianteiros.

Essa mudança ocorre porque os referidos vidros são pontos importantíssimos para a visibilidade do motorista. Sendo assim, aqueles motoristas que possuem bolhas nas películas podem correr o risco de levarem multas.

Outro tópico estipulado pela resolução são as películas reflexivas (insulfilms espelhados) e películas que não possuem legibilidade ou autorização do instalador, sendo isentos desse problema aqueles veículos que possuem vidros de teto ou são blindados.

Além disso, a resolução indica que o índice de transmitância luminosa do para-brisa e dos vidros laterais dianteiros foi elevado, passando de 75% para 70% nas películas incolores e coloridas. À vista disso, a lei permitiu que o insulfilm para os referidos vidros seja moderadamente mais escuro.

Quanto aos vidros, por exemplo, os vidros laterais traseiros, a resolução manteve o percentual de 20% para a transmitância luminosa, uma vez que não prejudica a visibilidade do motorista.

Nos casos em que o veículo não possui um espelho retrovisor externo direito, os vidros de segurança traseiros devem possuir uma película de ao menos 70% de transmitância luminosa.

Os motoristas que forem flagrados descumprindo as novas deliberações da lei de trânsito estarão cometendo uma infração grave, acarretando em uma multa no valor de R$ 195,23 e no acréscimo de cinco pontos na Carteira de Habilitação Nacional (CNH).

Ademais, o veículo também poderá ser apreendido até a regulamentação da situação. Alguns motoristas optam por remover a película do local para proporcionar uma liberação imediata. No entanto, é sempre bom se atentar a novas modificações nas leis de trânsito.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS