Conecte-se conosco

Economia

Aplicativo FGTS: veja como baixar, consultar saldo disponível e outras funções

Diversas informações e serviços podem ser solicitadas pelo aplicativo FGTS, entre elas a consulta ao saldo e extrato de contas ativas e inativas, novas modalidades de saque e outras.

Publicado

em

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Desta forma, em cada emprego formal, será aberta uma conta vinculada em nome do empregado, na qual o empregador deverá depositar mensalmente um valor correspondente a 8% do salário do funcionário.

Atualmente, além do saque rescisão e outras situações que permitem o saque do FGTS, tais como a aquisição da casa própria, aposentadoria, doenças graves e outras, existem outras duas modalidades: o saque emergencial e o saque aniversário.

O FGTS emergencial, no valor de até R$ 1.100, foi liberado pelo governo para apoiar os trabalhadores afetados pela crise durante a pandemia. Já o saque aniversário permite a retirada de parte do saldo anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, que neste caso perde o direito ao saque integral em caso de demissão.

Diversas informações e serviços podem ser solicitadas pelo aplicativo FGTS. Entre as funcionalidades disponíveis na plataforma estão a consulta ao saldo e extrato de contas ativas e inativas, além da possibilidade de solicitar novas modalidades de saque, realizar a retirada de valores após a rescisão de contrato de trabalho e informar a conta bancária na qual deseja receber o dinheiro.

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para acessar o app, é necessário fazer um cadastro, informando os dados pessoais, tais como CPF, data de nascimento e e-mail e criar uma senha numérica de seus dígitos.

A consulta do saldo disponível nas contas do FGTS pode ser feita pelo aplicativo ou site do FGTS, informando o número do NIS e Senha Cidadão. Além disso, é possível cadastrar um e-mail para receber informes mensais sobre os depósitos realizados na conta.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS