Conecte-se conosco

Empresas

Apple é notificada e obrigada a explicar sobre segurança dos AirPods

Apple é processada por pais após um jovem ter supostamente sofrido danos auditivos após alerta Amber transmitido por AirPods.

Publicado

em

Em 2020. um casal entrou com um processo contra a Apple após seu filho, de somente 12 anos, ter supostamente sofrido danos permanentes em decorrência de um som estridente emitido pelo alerta Amber (America’s Missing: Broadcast Emergency Response) ser disparado, enquanto usava seu AirPods, um fone de ouvido sem fio da empresa.

Leia mais: Funcionários da Apple lutam contra o retorno ao trabalho presencial

Esse alerta teve origem em 1966 nos EUA, após uma criança, Amber Hagerman, ter sido raptada no Texas. Os alertas são distribuídos através das estações de rádio, TV, e-mail, outdoors comerciais, celular e até mensagens de texto por Wireless.

Os pais relatam que o menino estaria usando um par de AirPods Pro da Apple enquanto assistia Netflix, então, no momento da emissão do alerta, o dispositivo teria causado um som demasiado alto, segundo o relatório, o suficiente para rasgar o seu tímpano e causar lesões na cóclea, acarretando na perda completa na audição no ouvido direito.

O relatório ainda aponta que a empresa não dispõe de nenhum recurso que reduz, controla e limita o volume das notificações e alertas a um nível seguro. E que não avisa seus usuários dos riscos do produto.

A empresa foi oficialmente notificada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) a se posicionar em relação aos riscos de uso do produto, tendo até 72 horas para responder os questionamentos levantados pelo órgão de defesa do consumidor, diretamente associado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em nota, Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública, afirma “estar investigando o possível defeito e consequentemente o risco à saúde e segurança dos brasileiros”, e afirma também que “a intenção é que a empresa aja com transparência e colabore com as autoridades nacionais e internacionais para esclarecimento imediato do caso”.

No entanto, não houve nenhuma manifestação da empresa até o momento e no site de suporte da Apple não consta orientação no manual do produto em relação ao uso correto e seguro do dispositivo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS