Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a plantar narciso

Flor amarela é conhecida por sua beleza e pode ajudar a embelezar o jardim ou ambiente.

Publicado

em

Flor da família Amaryllidaceae, o narciso (Narcissus spp.) nasce predominantemente durante a primavera. Resistente, é conhecido por suas flores de cor amarela, mas pode apresentar outras variedades, como o branco, laranja, rosa e creme.

Veja também: Conheça as melhores técnicas para plantar figo

A planta consegue se desenvolver em locais mais quentes, como no Hemisfério Norte, onde o aconselhável é que as flores sejam plantadas durante o outono e florescem no final do inverno ou nas primeiras semanas da primavera.

O narciso possui mais de 40 espécies e mais de 32 mil cultivares de flores registradas. Ele tem seis pétalas e uma coroa central em forma de trombeta. Apesar da beleza, é considerada uma planta tóxica para humanos e animais.

Seu consumo e seu manuseio podem gerar problemas de pele. Por isso, requer cuidados ao ser manuseada, como o uso de luvas e óculos de proteção. Entre os sintomas de envenenamento estão a arritmia cardíaca, dores no estômago, vômitos, náusea, entre outros.

Como plantar

Com os cuidados necessários, é possível plantar o narcisa a fim de embelezar seu jardim.

Para isso, faça o plantio durante o inverno e em um local com exposição inteira ou parcial de luz solar para que a planta consiga florescer com mais facilidade. Opte por solos moderadamente férteis e bem drenados que se mantenham úmidos durante o crescimento do narciso. Você também pode acrescentar fertilizantes.

Escolha os bulbos maiores e mais firmes. Plante-os com cerca de 7 a 15 centímetros de profundidade, os separando por aproximadamente 15 centímetros.

Faça as regas sempre que o solo estiver seco.

Se a intenção for utilizar os narcisos em vasos, espere que ele floreie por completo até fazer a sua colheita. Após o processo, corte as flores e desenterre o bulbo, deixando-o em um lugar sombreado para que seque. Deixe-os sozinhos no recipiente escolhido, pois suas hastes produzem um fluido que promove o murchamento de outras flores.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS