Conecte-se conosco

Agronegócio

Arábia Saudita suspende importações de cinco frigoríficos de MG

Estão sendo realizadas reuniões e as informações sobre o caso já foram encaminhadas para as autoridades sanitárias árabes

Publicado

em

Nesta semana, o Ministério da Agricultura informou que a Arábia Saudita suspendeu importações de carne bovina após o Brasil registrar dois casos atípicos de “vaca louca”.  Os cinco frigoríficos afetados pela determinação estão localizados em Minas Gerais.

De acordo com o Ministério, estão sendo realizadas reuniões e as informações sobre o caso já foram encaminhadas para as autoridades sanitárias árabes. A entidade agrícola saudita informou sobre a decisão da suspensão de importações de carne bovina e sinalizou ainda que não há previsão sobre a retirada da mesma.

Nesta terça-feira, o Ministério da Agricultura informou que devido aos casos da doença, as exportações para a China seguem suspensas, sem previsão para quando os embarques serão retomados. As negociações com o país asiático foram paralisadas após o primeiro caso de “vaca louca” ser identificado, há doze dias.

A representante do setor de carnes bovinas, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) afirmou que está ajudando o Ministério a prestar esclarecimentos aos parceiros comerciais. Já a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) não vai se manifestar sobre o assunto.

A doença

A contaminação atípica ocorre por uma mutação genética e foi identificada no dia 6 deste mês. O caso aconteceu em Minas Gerais e o segundo animal infectado foi em Mato Grosso. Ambos se tratam da contaminação atípica, que ocorre por uma mutação genética e, portanto, não indica infecção de todo o rebanho.

 

 

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS