Conecte-se conosco

Commodities

Arábia Saudita suspende importações de JBS e outros frigoríficos do Brasil

Onze frigoríficos brasileiros estão com as exportações de carne de aves bloqueadas para a Arábia Saudita. Entenda.

Publicado

em

O Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura divulgaram uma nota conjunta informando que a Arábia Saudita suspendeu a autorização de venda de carne de aves detida por 11 frigoríficos do Brasil. Na lista das bloqueadas estão unidades da Seara Alimentos, JBS, Vibra Agroindustrial e Agroaraçá.

O governo federal afirmou que a decisão é uma “surpresa” e garantiu que não houve contato prévio das autoridades sauditas”, nem tampouco a “apresentação de motivações ou justificativas”.

Confira a seguir a localização dos frigoríficos suspensos, de acordo com a lista publicada no dia 5 de maio pela Saudi Food and Drug Authority (SFDA):

  • Seara Alimentos: Amparo (SP), Brasília (DF), Campo Mourão(PR), Caxias do Sul (RS), Ipumirim (SC);
  • Vibra Agroindustrial: Itapejara D’Oeste (PR); Pato Branco (PR) e Sete Lagoas (MG)
  • JBS: Montenegro (RS) e Passo Fundo (RS);
  • Agroaraçá: Nova Araçá (RS).

Busca por esclarecimentos

A JBS divulgou uma nota informando que procurou as autoridades sauditas para discutir as razões da suspensão. “A produção antes destinada à Arábia Saudita já foi redirecionada para outros mercados”, disse a empresa.

Segundo o governo brasileiro, a embaixada da Arábia Saudita em Brasília já está ciente da situação, e o caso poderá ser levado à Organização Mundial do Comércio (OMC). Também em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que “surpreendente decisão unilateral”, e que está buscando por mais detalhes ao lado do governo federal.

Produção saudita

Mais cedo nesta semana, a empresa saudita Almarai anunciou que pretende dobrar sua produção de frango, e que para isso vai investir US$ 1,8 bilhão. A informação foi divulgada pela Reuters.

No primeiro trimestre deste ano, as exportações brasileiras de frango para a Arábia Saudita totalizaram 120,8 mil toneladas, segundo dados da ABPA. O número representa 12% do total vendido pelo país nos primeiros três meses de 2021.

Leia mais: Cachoeira Alta (GO) perde unidade do frigorífico Frigol

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS