Conecte-se conosco

Tecnologia

Profissões podem ser afetadas pelo ChatGPT e ferramentas de IA; entenda

O ChatGPT é uma ferramenta poderosa de inteligência artificial que pode ser usada em várias aplicações de processamento de linguagem.

Publicado

em

O ChatGPT é o novo sucesso do momento! Isso porque ele é capaz de responder a perguntas e completar tarefas de texto, como geração de resumos e traduções, com alta precisão. De acordo com Pengcheng Shi, reitor associado do Departamento de Computação e Ciências da Informação do Rochester Institute of Technology:

“A IA está substituindo os trabalhadores de colarinho branco. Acho que ninguém pode impedir isso”.

Assim, o uso da inteligência artificial tem avançado e os humanos precisam aprender a lidar melhor com ela, inclusive nas áreas profissionais. Confira!

Alguns nichos podem ser afetados pelo uso dessa inovação. Segundo os professores Pengcheng Shi e Chinmay Hegde, setores como o jornalismo, educação, design e de software devem sofrer consequências pelo uso de IA.

Jornalismo

Algoritmos de geração de texto e ferramentas de IA podem ser usados para produzir notícias automatizadas. Segundo Hegde, a tecnologia já é bastante hábil para tarefas como reduzir textos ou fazer títulos. O que impede a eficiência completa da ferramenta é a verificação de fatos. Dessa forma, repórteres e editores ainda são essenciais para o trabalho jornalístico.

Educação

Os especialistas dizem que a ferramenta é mais eficaz no ensino médio, já que as aulas reforçam habilidades já desenvolvidas no ensino fundamental. “Embora tenha bugs e imprecisões em termos de conhecimento, isso pode ser facilmente melhorado. Basicamente, você só precisa treinar o ChatGPT”, explica Shi.

Finanças

Para Shi, a inteligência artificial irá realizar tarefas operacionais muito mais rápido:

“Eu definitivamente acho que isso vai impactar o lado comercial, mas mesmo em um banco de investimento, as pessoas são contratadas após a faculdade e passam dois, três anos trabalhando como robôs e fazendo modelagem em Excel” , disse Shi.

Engenharia de software

Se você é designer de sites ou um engenheiros responsável por códigos de menor complexidade, sua profissão corre risco.

“Agora posso apenas pedir ao ChatGPT para gerar um site para mim — qualquer tipo de pessoa cujo trabalho rotineiro seja fazer isso para mim não é mais necessária”, alerta Hegde.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS