Conecte-se conosco

Economia

Auxílio emergencial: Bolsonaro sinaliza possibilidade de nova prorrogação

Fim dos pagamentos do auxílio emergencial está previsto para outubro, mas governo já trabalha com possibilidade de extensão.

Publicado

em

Auxílio Emergencial Indevido

O governo federal pode prorrogar novamente os pagamentos do auxílio emergencial como forma de conter os impactos persistentes da pandemia. A possibilidade foi sinalizada pelo presidente Jair Bolsonaro durante um discurso na Bahia, quando afirmou que Brasil é “rico” e pode apoiar a população vulnerável “por mais algum tempo”.

Leia mais: Crédito do Caixa Tem será liberado para beneficiários do Bolsa Família? Descubra aqui

A equipe de Bolsonaro trabalha na criação do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que deve substituir o Bolsa Família. O objetivo é elevar o valor médio do benefício para R$ 300, contra os R$ 190 pagos atualmente.

Contudo, se a investida não der certo até o fim do ano, o governo pode optar por uma nova prorrogação do auxílio emergencial. Até o momento, o término do programa está previsto para outubro.

O que acontece é que, pela lei, um programa como o Auxílio Brasil não pode ser criado durante ano eleitoral, como no caso de 2022. Com a demora na aprovação da nova inciativa, a única saída para evitar que os brasileiros fiquem sem renda pode ser estender o auxílio.

PEC dos Precatórios

Nos bastidores, o governo já avalia a possibilidade de financiar novos pagamentos emergências com a emenda da PEC dos Precatórios. Contudo, o projeto também enfrenta alguns problemas para ser aprovado, especialmente relacionados a divergências com os planos do presidente da Câmara, Arthur Lira.

A prorrogação do auxílio emergencial também pode ser uma boa forma de aumentar a popularidade de Bolsonaro, que no próximo ano enfrenta o ex-presidente Lula nas urnas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS