Conecte-se conosco

Finanças

Auxílio emergencial é bloqueado para mais inscritos durante pagamentos da 4ª parcela

Dataprev continua realizando verificações para checar se beneficiários ainda atendem aos requisitos de concessão do benefício

Publicado

em

O calendário da quarta parcela do auxílio emergencial foi antecipado, e a Caixa Econômica Federal encerra os pagamentos do benefício já na próxima sexta-feira, 30. A notícia foi bem recebida pelos beneficiários do programa, que vivem uma situação difícil em meio à pandemia.

Contudo, algumas pessoas perceberam que o dinheiro não foi depositado em suas poupanças digitais na data indicada. O motivo mais provável para esse erro é o bloqueio do auxílio emergencial.

Leia mais: Auxílio emergencial: Valor da 5ª parcela continuará o mesmo ou será alterado?

Motivos para o bloqueio

Mensalmente, a Dataprev realiza um pente-fino com os cerca de 37 milhões de aprovados para verificar se esses cidadãos ainda satisfazem os critérios do programa. Vale lembrar que essa checagem é feita apenas com quem não é inscrito no Bolsa Família.

Caso o órgão do Ministério da Cidadania perceba que a pessoa deixou de satisfazer alguma exigência, o procedimento é suspender o pagamento do benefício. Segundo a Dataprev e a Controladoria Geral da União (CGU), cerca de 2 milhões de cortes foram feitos desde a primeira parcela.

O objetivo desse pente-fino é evitar fraudes e pagamentos indevidos. De acordo com dados da CGU e do Tribunal de Contas da União (TCU), bilhões de reais foram repassados indevidamente em 2020.

Como contestar bloqueio

Se o seu auxílio emergencial não foi depositado, o primeiro passo é consultar a situação do benefício no portal http://consultaauxilio.cidadania.gov.br. Caso ele de fato tenha sido bloqueado, um campo para contestar a decisão aparecerá na tela.

Essa contestação pode ser feita no prazo de até 10 dias após a negativa. É importante avaliar o motivo da suspensão antes de entrar com o recurso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS