Conecte-se conosco

Economia

BC estima impacto extremo da pandemia 50% abaixo do teste de estresse anterior

Necessidade de aporte em situação extrema responderia por 3,5% do total do Patrimônio de Referência do sistema financeiro nacional (SFN).

Publicado

em

O Banco Central revisou seu teste de estresse para projetar os efeitos da pandemia do coronavírus sobre o sistema financeiro brasileiro e informou que, em um cenário extremo, perdas ligadas a empresas e trabalhadores vulneráveis demandariam um aporte de 35 bilhões de reais para que fossem cumpridos limites regulatórios mínimos, estimativa 50% abaixo da feita em maio.

De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira divulgado nesta quinta-feira, a necessidade de aporte responderia por 3,5% do total do Patrimônio de Referência do sistema financeiro nacional (SFN). O novo levantamento considerou dados observados, enquanto o de mais havia se baseado em premissas teóricas.

“Apesar da mudança metodológica, o fator que mais contribui para essa melhora foi a recuperação dos fluxos de recebimento de vários setores da economia até agosto de 2020, após a queda acentuada em abril e maio”, escreveu o BC.

“Esses resultados corroboram a capacidade do SFN para absorver os choques provenientes dos efeitos da pandemia, mesmo sob hipóteses severas”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS