Conecte-se conosco

Investimentos

BDR: o que é e como funciona esse tipo de investimento?

BDRs são alternativas para investidores brasileiros que desejam investir em empresas listadas fora do país.

Publicado

em

bdrs

Desde 22 de outubro, qualquer investidor brasileiro pode aplicar seus recursos em empresas listadas no exterior, negociando na B3. Assim, os Brazilian Depositary Receipt (BDRs) são um certificado de depósito com emissão e negociação no Brasil, que reflete ações de companhias listadas em bolsas de demais países, por exemplo, na NASDAQ, dos Estados Unidos da América. 

Desse modo, os BDRs são um modo mais facilitado de brasileiros investirem nas companhias negociadas em bolsas internacionais. Isso porque não há exigência da abertura de conta em corretoras estrangeiras e nem é preciso encarar a complexidade de investimentos internacionais. 

Tecnicamente falando, os BDRs são títulos, também denominados como valores mobiliários, com emissão no Brasil e lastro em ativos cuja emissão é no exterior, geralmente, ações. Porém, as pessoas que investem em BDRs não estão comprando ações diretamente, mas títulos que representam esses papéis.

Os títulos são emitidos pelas instituições depositárias, as financeiras cuja responsabilidade é comprar as ações no exterior e assegurar que os BDRs se encontrem lastreados nos papéis. Desse modo, elas devem fazer os depósitos e bloqueios das ações nas instituições financeiras em outros países, a empresa custodiante. Além disso, é sua função divulgar, no país, os dados corporativos e financeiros da companhia em que as ações estão passando por negociação. 

Há dois tipos de BDRs, os não patrocinados e patrocinados, com classificação distinta conforme os títulos são trazidos para negociação no Brasil. Os BDRs Não Patrocinados são assim descritos pelo fato da emissão de seus títulos ocorrer sem participação direta da companhia emissora das ações, sendo a depositária encabeçada pelo lançamento. Já os BDRs Patrocinados são o oposto, ou seja, quando a empresa emissora das ações no exterior atua diretamente no lançamento dos papéis. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS