Conecte-se conosco

Agronegócio

Beterraba: conheça os benefícios e como cultivar em seu próprio jardim 

Aprenda truques para cultivar sua beterraba de maneira correta.

Publicado

em

Nativa do norte da África e da Europa, a beterraba foi introduzida no Brasil pelos portugueses. É um dos alimentos mais consumidos no país, pois pode ser ingerido de várias maneiras, tanto cozidas quanto cruas. Além disso, sempre esteve presente na mesa dos brasileiros, tanto em saladas, como sucos e outras receitas. 

Esse legume contém altas concentrações de manganês e potássio, por isso, ajuda a construir músculos e é essencial para quem faz alguma atividade física.

Além disso, possui muitos benefícios para a nossa saúde, por exemplo, purifica o sangue, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, promove a circulação sanguínea, é rico em cobre e ferro, fortalece o coração, ajuda na produção de plaquetas, combate a anemia, efeitos anti-inflamatórios, entre outros.

Veja também: Aprenda a tirar a baba do quiabo de um jeito prático e veja quais seus benefícios!

Clima

Antes de cultivar beterraba em seu jardim, a primeira coisa que você precisa saber é o clima em que ela será cultivada. Os agricultores sugerem que este vegetal necessita de um clima ameno. Portanto, mantenha uma faixa entre 10ºC a 24ºC (idealmente 10ºC a 20ºC) para evitar que o solo fique encharcado. 

Luminosidade

O próximo passo para saber como cultivar beterraba no jardim é a exposição ao sol. Saiba que esta planta precisa de várias horas de sol. Portanto, evite plantar em ambientes sem luz.   

Solo

Este vegetal requer um pH entre 6 e 7,5, solo bem drenado, rico em matéria orgânica, profundo, fértil, leve, livre de detritos e pedras. Além disso, é necessário que a terra seja rica em boro. Dessa forma, seus vegetais vão crescer mais. Por isso, é interessante adicionar um fertilizante que contenha bórax ou boro no solo.

Regas

É necessário regar as plantas com frequência para que o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado. 

Colheita 

É fundamental observar com frequência como a beterraba está se desenvolvendo para evitar os estragos. Assim como outros legumes, a beterraba pode ser atacada por moscas, pulgões, lagartas e outras pragas. Dessa forma, fique atento!

Além disso, para realizar a colheita, o alimento deve ter atingido o tamanho de uma laranja pequena. Basta puxá-las pelo talo.

Agora que você sabe como realizar o plantio da beterraba, que tal colocá-lo em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS