Conecte-se conosco

Empresas

BNDES solicita assembleia de acionistas da JBS para debater medidas de responsabilização por ilegalidades

Dono de 21,32% do capital do frigorífico, o BNDES pediu a convocação de uma assembleia de acionistas para debater o tema.

Publicado

em

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social solicitou a outros acionistas da JBS que concordem com ​​a abertura uma ação de responsabilidade contra executivos e acionistas controladores do frigorífico por perdas que possam ter causado à empresa, mostrou documento publicado na quarta-feira.

Dono de 21,32% do capital do frigorífico, o BNDES pediu em 21 de setembro à companhia que convoque uma assembleia de acionistas para debater o tema.

A J&F e representantes dos irmãos Batista não responderam aos pedidos de comentário.

En carta enviada à JBS, o banco afirmou que quer discutir na assembleia acordos de delação e leniência firmados pelo acionista controlador da J&F Investimentos em 2017. Na ocasião, seus fundadores Joesley e Wesley Batista reconheceram pagamento de vantagens ilegais a agentes públicos, lavagem de dinheiro por meio da emissão de notas fiscais frias e doações ilegais a campanhas eleitorais com recursos da JBS.

O acordo judicial mostrou irregularidades que causaram prejuízos à JBS, disse o BNDES. Em fato relevante do dia 6 de setembro, a JBS informou estava inclusa no acordo de leniência firmado pela J&F.

O plano atual do banco é discutir com os acionistas da JBS uma eventual ação na justiça para que os executivos e acionistas controladores da companhia tomem para si a responsabilidade sobre as perdas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS