Conecte-se conosco

Economia

Bolsonaro afirma que privatização da Petrobras “entrou no radar”

Presidente confirma a intenção do governo de privatizar a Petrobras, mas diz que processo é “uma complicação enorme”.

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 25, que o governo avalia a privatização da Petrobras. Em entrevista à rádio Caçula, de Três Lagoas (MS), o chefe do Executivo afirmou que o tema “entrou no radar”, mas que o processo é “uma complicação enorme”.

Leia mais: Litro da gasolina chega a R$ 7,469 no Brasil; Confira o ranking nacional de preços

“Isso entrou no nosso radar. Mas privatizar qualquer empresa não é como alguns pensam, que é pegar a empresa botar na prateleira e amanhã quem der mais leva embora. É uma complicação enorme. Ainda mais quando se fala em combustível. Se você tirar do monopólio do Estado, que existe, e botar no monopólio de uma pessoa particular, fica a mesma coisa ou talvez até pior”, disse Bolsonaro.

A privatização da petroleira, que é defendida pelo ministro Paulo Guedes, já havia sido comentada anteriormente pelo presidente. Na ocasião, Bolsonaro revelou que “tem vontade” de desestatizar a empresa e que iria consultar sua equipe sobre a possibilidade.

Para analistas do mercado, o processo de privatização seria bastante complexo, já que demandaria alterações na legislação pelo Congresso Nacional.

Alta dos combustíveis

O aumento expressivo nos preços dos combustíveis tem elevado a pressão do setor e da população sobre Bolsonaro, que concorre à reeleição no próximo ano. Entretanto, durante a entrevista, ele voltou a dizer que não vai interferir na política de preços da Petrobras.

“Eu não sou malvado, eu não quero aumento de combustível, mas é uma realidade. O mundo todo está sofrendo com a economia neste pós-pandemia. Eu não quero aumentar o preço de nada, mas eu não posso interferir em nada”, disse.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS