Conecte-se conosco

Curiosidades

Brasil entra para o ranking de países que mais geraram energia solar em 2021 (25/04)

O Brasil chegou a quarta colocação de países que mais utilizam energia oriunda do sol. Veja como isso aconteceu, leia mais!

Publicado

em

De acordo com o mapeamento do Portal Solar, baseado nos dados divulgados pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) e pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil encontra-se na quarta colocação no ranking mundial de nações que mais acrescentaram capacidade da fonte fotovoltaica na matriz elétrica em 2021.

Veja também: Caixa vai financiar até 100% de projetos de energia solar em residências

De acordo com o levantamento, o Brasil conseguiu adicionar cerca de 5,7 gigawatts (GW) de capacidade a partir de usinas de geração solar no ano passado. Dessa forma, levando em consideração esse volume, o país ficou atrás somente da China, dos Estados Unidos e da índia.

Nesse sentido, de acordo com a Absolar, essa fonte de energia já trouxe para o Brasil cerca de R$78,5 bilhões em novos investimentos. Somente os projetos de grande porte exigiram desembolsos de mais de R$26 bilhões desde o ano de 2012.

Dessa forma, esse setor afirma ter gerado em torno de 450 mil empregos desde 2012. Além disso, para aqueles que querem instalar painéis solares em casa para baixar a conta de luz, existe uma forma simples que não exige um grande investimento inicial, uma vez que pode-se financiar até 100% do valor das placas solares.

De acordo com Flávio Suchek, diretor executivo de Varejo do BV, uma das poucas instituições financeiras que concedem financiamento a placas solares atualmente, “hoje em dia, mais da metade das pessoas que adotam energia solar em casa já financiam. E em pouco mais da metade dos financiamentos, o usuário consegue substituir a conta de luz pela prestação”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS