Conecte-se conosco

Commodities

Brasil exporta mais carne bovina em setembro, mas preço recua pela 1ª em 2020

Exportações de carne bovina do Brasil totalizaram 166,4 mil toneladas em setembro.

Publicado

em

As exportações de carne bovina in natura e processada do Brasil totalizaram 166,4 mil toneladas em setembro, avanço de 2% frente a igual período do ano passado, ao passo que a receita chegou a 668,7 milhões de dólares, ante 679,8 milhões de dólares em 2019, afirmou nesta quarta-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

“Esta foi a primeira vez que houve queda comparativa nos preços obtidos pela carne bovina brasileira no exterior neste ano. Desde janeiro o setor obteve altas expressivas em dólares que chegaram a atingir 40% de crescimento em junho passado”, escrever a Abrafrigo.

O motivo da queda no preço não foi detalhado no comunicado divulgado pela associação.

Os embarques no acumulado do ano já têm crescimento de 10% em relação a 2019, com total de 1,46 milhão de toneladas registradas até setembro, disse a entidade baseando-se em dados compilados junto à Secretaria de Comércio Exterior (Sedex).

Segundo a Abrafrigo, esse aumento ano a ano é ainda mais expressivo em receitas, de 20%, para 6,1 bilhões de dólares.

“O principal comprador do produto brasileiro continua sendo a China”, disse. O país e a cidade-Estado de Hong Kong compraram 839,1 mil toneladas de carne bovina brasileira até setembro, sobre 519,65 em igual período do ano passado, acrescentou.

No acumulado, as compras chinesas respondem por 57,4% do total exportado pelo Brasil, sendo que o segundo lugar é do Egito, com 101,4 mil toneladas em 2020, e o terceiro do Chile, com 60 mil toneladas.

Seguindo o ranking da associação vem a Rússia na quarta posição, com 46,2 mil toneladas, e os Estados Unidos no quinto lugar, com 40,6 mil toneladas.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS