Conecte-se conosco

Agronegócio

Brasil registrará novo recorde em produção de grãos

Comparado ao ciclo anterior, o volume é superior em 38,3 milhões de toneladas, totalizando alta de 15,1%

Publicado

em

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a 3ª estimativa da safra 2021/22, onde um novo recorde em grãos deve ser somado para o Brasil, totalizando cerca de 291,1 milhões de toneladas. Comparado ao ciclo anterior, o volume é superior em 38,3 milhões de toneladas, totalizando um incremento de 15,1%.

Este ano, foi registrado grande volume de chuvas no mês de novembro, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O clima favorável na maioria das regiões produtoras de grãos é o que favorece o desenvolvimento das culturas de 1ª safra.

Cerca de 72 milhões de hectares serão destinados pelos agricultores brasileiros para o plantio de grãos, principalmente as culturas de 1ª, 2ª e 3ª safras. Dessa forma, o crescimento da produção cresce conforme a elevação da área plantada.

As adversidades climáticas afetaram negativamente o ciclo 2020/21 e por isso o alto percentual reflete na recuperação da produção, principalmente da segunda safra de cereais. Entretanto, o país é conhecido como o maior produtor mundial de soja e ainda se espera uma colheita de 142,8 milhões de toneladas na próxima safra. Com isso, para as oleaginosas, a área semeada deve aumentar 3,7%, para 40,3 milhões de hectares. Já em relação ao milho, a produção total deve aumentar 34,6%, sendo a produção de 117,2 milhões de toneladas.

A área de plantio de algodão também deve registrar alta. Estima-se que a área de plantio atinja 1,49 milhão de hectares, aumentando a produção. Somente a safra da pluma da fibra deve aumentar 10,7% em relação à safra 2020/21, atingindo 2,6 milhões de toneladas.

Além disso, a Conab espera que a produtividade do feijão também cresça devido ao aumento da produtividade da cultura. Cerca de 3,1 milhões de toneladas devem ser colhidos. No caso do arroz, para manter a área de plantio, a produção caiu ligeiramente 2,5%, para cerca de 11,5 milhões de toneladas.

Por fim, na fase final da safra, a produção de trigo está estimada em 7,8 milhões de toneladas, registrando um novo recorde para o país.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS