Conecte-se conosco

Carreira

Brasileiros procuram moradia em Portugal

O Brasil está passando por um crise devido a diversos fatores. Nesse sentido, os jovens buscam em outros países oportunidades de trabalho, Entenda!

Publicado

em

Viajar de carro

No Brasil, existem aqueles que gostam muito do país e aqueles que sonham em morar na Europa. Essa escolha, de forma alguma é arbitrária visto que as vivências de cada um são distintas, repletas de especificidades. Nesse sentido, uma análise recente que abordava como premissa o tráfego estrangeiro no site da Imovirtual, demonstrou que a maior população que procura por residência em Portugal são oriundas do Brasil.

De fato, ao analisar-se os dados, o Brasil representou basicamente 19,5% dos estrangeiros que procuravam por propriedades em Portugal. Outro dado importante que a pesquisa mostrou é referente a idade dos usuários que faziam essas pesquisas aqui no Brasil.

De acordo com os dados, a idade das pessoas que procuravam por propriedades em Portugal era de 25 a 34 anos, com ênfase em procuras por apartamento e não casas. Esse fator, evidentemente, a priori, mostra que essas pessoas são possivelmente jovens profissionais procurando novas oportunidades de trabalho.

Não obstante, de todos os brasileiros que buscavam propriedades em Portugal, majoritariamente, mostravam-se interessados em três cidades: Lisboa, Porto e Braga. A porcentagem de interesse, de acordo com a pesquisa, era de 20,3%, 23,3 e 20%, respectivamente, para cada cidade. Isso, sem sombra de dúvidas, reforça a ideia de “fuga de cérebros” uma vez que essas cidades são conhecidas como um ótimo local para jovens começarem no mercado de trabalho.

Uma pesquisa realizada em 2021 apontou, também, que a demanda por contratos de aluguel nessas cidades cresceu 49,1% enquanto a busca por apartamentos, 36,2%. Além disso, algumas estimativas apontam que pelo menos 190 mil brasileiros estejam instalados em Lisboa.

De fato, Lisboa é a região mais cara para alugar-se um apartamento, com aluguéis em torno de €1308, conforme cotado em janeiro de 2022. Todavia, fazendo um comparativo com o salário mínimo em Portugal, até que não sai tão caro se compararmos com seus vizinhos, como Londres, Paris no qual os aluguéis chegam a custar quase 100% mais caro.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS