Conecte-se conosco

Agronegócio

Brócolis: principais benefícios e as vantagens de incluir o item na sua dieta

Confira os diversos benefícios desse vegetal rico em fibras, vitaminas e antioxidantes.

Publicado

em

O brócolis é um vegetal crucífero muito conhecido dos brasileiros, assim como o repolho, a couve-flor e o agrião. Há dois tipos de brócolis facilmente encontrados em feiras, hortifrútis e supermercados: o de cabeça única e o ramoso, que forma maços com talos e folhas.

Apesar dessas peculiaridades, ambos apresentam propriedades semelhantes. O consumo de brócolis fornece ao corpo, importantes nutrientes, vez que o alimento é rico em antioxidantes, fibras, vitaminas C e E, bem como, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Nesse sentido, vamos destacar os principais benefícios desse vegetal para a sua saúde e opções de como incluí-lo na sua dieta.

Regula a função intestinal

O brócolis é rico em fibras essenciais para a regulação da função intestinal. Ademais, o consumo desse alimento proporciona melhorias à flora intestinal, evitando doenças, constipações e prisões de ventre.

Atua na absorção de açúcar e gordura

O consumo regular de brócolis auxilia na diminuição da absorção de açúcar e gorduras. Além disso, a quantidade de fibras do alimento reduz os níveis de açúcar no sangue.

Anti-inflamatório e antioxidante

O principal composto bioativo do brócolis é o sulforafano, que age na indução de desintoxicação com o auxílio de enzimas anti-inflamatórias. O alimento, contém, ainda, antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres, o que contribui para retardar o envelhecimento, prevenindo problemas de saúde.

Possui baixa caloria

Além de contribuir para melhoria da saúde, o brócolis é essencial na dieta de quem pretende perder peso. Isso porque a hortaliça é pouco calórica e proporciona sensação de saciedade.

E por ser bastante versátil, você pode adicionar essa hortaliça em receitas diversas como saladas, refogados, purês, tortas, yakisobas, suflês, omeletes, risotos, enfim, são inúmeras as opções. A recomendação é o consumo de cerca de 5 porções por semana.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS