Conecte-se conosco

Economia

CadÚnico: acesso é expandido em todo o Brasil; veja quem entra na nova versão

A nova versão do Cadastro Único amplia o acesso para aquelas pessoas sem vínculo familiar. O programa teve algumas alterações agora nos últimos meses do ano. E amplia a quantidade de brasileiros atendidos por 27 programas sociais do governo. 

Publicado

em

O acesso ao Cadúnico foi ampliado no Brasil. Com isso, na nova versão do Cadastro Único, fazem parte do programa agora aquelas pessoas sem vínculo familiar.

Leia mais: Empresas listadas na Bolsa perderam R$ 284 bilhões desde o anúncio do Auxílio Brasil

O CadÚnico teve algumas alterações agora nos últimos meses do ano. Portanto, o programa amplia a quantidade de brasileiros atendidos. São ao todo 27 programas sociais do governo.

Agora, jovem com menos de 16 anos podem se cadastrar no CadÚnico. Para isso, é preciso morar em abrigos públicos, segundo o Governo Federal.

Além disso, de acordo com o ministro da Cidadania, João Roma, o acesso ampliado ao CadÚnico é um mecanismo para levar cidadania aos brasileiros.

“O Cadastro Único é importante para identificarmos todas as pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse o ministro. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União. Atualmente, o CadÚnico atende mais de 78 milhões de brasileiros de baixa renda.

Com isso, o Cadastro Único permite o cadastramento de pessoas sem vínculos familiares como menores de 16 anos sem um Responsável Familiar. Ou seja, o Ministério da Cidadania inclui o Representante Legal como forma de possibilitar a entrada desse público de menores na base nacional do sistema.

Como confirmar o acesso ao CadÚnico

O cadastro no programa é feito e confirmado pelo site CadÚnico. É só preencher um formulário e emitir. Dá para preencher o formulário também pelo aplicativo do programa. Outra opção é por meio do telefone 0800 707-2003. Clique na opção 5 e veja se você está cadastrado no programa.

Quem pode se inscrever no CadÚnico

É só procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), desde que você atenda todas as exigências do Governo Federal. Primeiramente, a renda mínima por mês tem que ser de meio salário mínimo (R$ 550).

Dessa maneira, você precisa apresentar pelo menos um documento original, como RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento. Nesse sentido, a correta inscrição no sistema do CadÚnico é exigência para receber os benefícios do Governo Federal.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS