Conecte-se conosco

Bancos

Caixa Econômica Federal diminui os juros dos financiamentos imobiliários

Saiba quais as vantagens e quando as medidas passam a valer

Publicado

em

Caixa Econômica Federal diminui os juros dos financiamentos imobiliários (27/03)

Nesses últimos dias, o presidente da Caixa Econômica anunciou a redução em algumas linhas de crédito no programa de financiamento imobiliário, tanto da Poupança quanto da Casa Amarela.

A diminuição dos juros representa uma possibilidade para muitas pessoas comprarem o imóvel dos sonhos. Saiba mais sobre as vantagens e quando esse recurso começa a valer.

Saiba mais: Isa Cteep e Engie tem potencial para comprar ativos de energia da Quantum, diz Genial

A diminuição dos juros

A diminuição dos juros é uma maneira de aumentar os pedidos de crédito. Desse modo, com a diminuição das taxas de juros, espera-se que as pessoas se sintam incentivadas a pedir financiamentos.

As novas taxas de juros na poupança, por exemplo, partem de 2,80%a.a, somadas à remuneração da poupança, representam uma queda de 0,15 ponto porcentual. Antes as taxas de juros eram de 2,95% mais a remuneração mensal da poupança.

Essa taxa de remuneração da poupança possui uma dinâmica específica, ou seja, ela rende cerca de 70 % da Selic mais a Taxa Referencial (TR), quando a Selic é menor ou igual a 8,5% a.a.

Assim, os novos créditos imobiliários terão uma taxa de TR+6,17% + 2,80%, com cerca de 9% ao ano. Nesse contexto, as novas taxas de juros começam a valer desde o dia 28 de abril.

Juros no programa Casa Verde e Amarela

No programa Casa Verde e Amarela as modalidades de juros caíram de 4,75% + TR para 4,25% + TR ao ano. Nele, as novas modalidades de juros começam a valer a partir do dia 12 de abril.

Essa nova mudança vale para as famílias do Norte e Nordeste com renda familiar mensal de até R$ 2.400, estabelecidas na faixa 2 do programa. Desse modo, o presidente disse que vai conceder um aumento de 15% no teto do valor financiado.

Espera-se que essa medida impulsione o mercado. No ano de 2021 a Caixa acumulou mais de R$ 140 bilhões em aplicações à habitação. Com isso, em janeiro e fevereiro deste ano o aumento já foi de 33,7% em relação a 2021.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS