Conecte-se conosco

Bancos

Campos Neto: ‘Qualquer vazamento de dados do Pix será comunicado’

Alerta de presidente do BC respeitaria ‘transparência’ exigida da autoridade monetária

Publicado

em

Crédito: Suno

“Qualquer tipo de vazamento de dados sobre o Pix será comunicado, não importando a quantidade de chaves”, adiantou, no final da tarde dessa segunda (21), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ao comentar a posição de ‘transparência’ da autoridade monetária com relação a esse problema recorrente no setor financeiro.

Qualquer vazamento – A comunicação, prossegue o ‘timoneiro da moeda nacional’ e investidor offshore isento, poderia se dar, mesmo em casos que envolvessem mais de 2 mil dados, considerado por Campos Neto uma quantidade pequena, ante o volume total. “Vamos anunciar qualquer tipo de vazamento, de qualquer dado”, reforçou.

‘Sem vazamento zero’ – Sobre o vazamento recente de nomes e CPFs de usuários do Pix, o presidente do BC afirmou que “esses dados não são sensíveis, mas estão relacionados ao fornecimento de CPF pelos usuários naqueles estabelecimentos que costumam fazer suas compras e onde são oferecidos descontos fiscais. “Vazamentos acontecem, não tenho como prometer vazamento zero”, reagiu, em palestra sobre cenário econômico promovida pelo Canal Agro+.

Falhas sob investigação – Na oportunidade, Campos Neto negou a intenção de “banalizar os vazamentos”, ao revelar que o BC tem investigado todas as falhas vistas no sistema. “Estudamos medidas mais enérgicas sobre vazamentos”, acrescentou.

Na Europa, não – Sobre a experiência internacional, o dirigente comentou que, em países europeus, por exemplo, esse tipo de vazamento (dos nomes e CPFs) não teria sido comunicado, independentemente de alguém ter sido ou não afetado financeiramente pela ocorrência.

Crescimento exponencial – No campo da tecnologia, Campos Neto acentuou ‘o grande interesse demonstrado pelas plataformas internacionais, no sentido de oferecer um sistema de pagamento instantâneo ao mercado. “Transações no metaverso têm crescido exponencialmente”, concluiu.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS