Conecte-se conosco

Agronegócio

Carambola: conheça um pouco mais sobre essa fruta exótica

A carambola também tem excelentes quantidades de água e fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino

Publicado

em

A carambola, conhecida cientificamente por Averrhoa carambola, é uma fruta exótica, que possui grandes quantidades de antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina. Esses compostos ajudam na prevenção de problemas de saúde, como infarto, diabetes, derrame e aterosclerose.
Veja também: Saiba quais são as frutas que podem te ajudar a desinchar

Por ser bastante comum, ela é fácil de encontrar em feiras e supermercados. Seu sabor é levemente adocicado faz com que ela seja consumida de forma natural ou a partir de sucos, doces e geleia.

Contudo, a fruta pode fazer mal a um determinado grupo de pessoas, sendo, portanto, proibida. Ela possui a sustância caramboxina, o que pode ocasionar intoxicação e danos à saúde, como crise de soluço, epilepsia, convulsões e até levar à morte.

Se consumida em excesso, a substância ainda prejudica o funcionamento dos rins. Portanto, se você tem esse problema de saúde, não pode consumir a carambola.

Como cultivar a caramboleira

Para quem pretende cultivar uma árvore da carambola, é bom se atentar a alguns cuidados. Seu plantio deve ser feito em solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Adicione 300 gramas de calcário dolomítico no fundo da cova, fazendo um leito para as raízes. Por cima, jogue uma camada de esterco e outra de terra e só então posicione o torrão de raízes, cobrindo em volta com mais terra adubada.

Ao semear, não afunde as sementes mais do que 2 cm de profundidade, caso contrário elas acabarão apodrecendo antes de se desenvolver. Quando jovem, a muda precisa de uma cova de pelo menos 40 cm de profundidade, distante 4 metros de outra árvore.

Acomode a planta em um local onde haja incidência de sol pleno. A caramboleira costuma frutificar depressa: mudas de sementes começam a produzir já a partir do terceiro ano.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS