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Clientes poderão solicitar corridas da 99 pelo WhatsApp

99 irá permitir que usuários solicitem corridas por meio do WhatsApp a partir de outubro.

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A 99, empresa de transporte por aplicativo, irá permitir que usuários solicitem corridas por meio do WhatsApp a partir de outubro, em movimento que marca a tentativa das duas empresas de aumentar receitas em meio ao expressivo crescimento da demanda por serviços digitais no Brasil durante a pandemia de coronavírus.

A princípio, o serviço será disponibilizado somente nas cidades paulistas de São Carlos, Araraquara, Bauru e Presidente Prudente, mas segundo Livia Pozzi, diretora de Operações da 99, será estendido pouco a pouco nas próximas semanas, podendo chegar a todo o país até o fim deste ano.

O público-alvo da novidade são as classes C e D, que algumas vezes possuem smartphones com capacidade menor para download de muitos aplicativos, além pessoas que vivam em regiões cujo sinal da telefonia móvel é mais fraco.

“É um meio de evitar a fricção e permitir acesso ao serviço para um universo maior, já que as pessoas não precisarão mais baixar nosso aplicativo para pedir as corridas”, disse Pozzi.

Segundo ela, o canal abre possibilidade de pedidos de clientes ocasionais, que não desejam ou podem baixar o aplicativo da empresa.

Essa a primeira parceria dessa no mundo da chinesa Didi Chuxing, dona da 99, que encontrou mais uma maneira de enfrentar a maior rival e líder no país, a Uber. A 99 tem cerca de 20 milhões de clientes cadastrados e mais de 750 mil motoristas ativos em 1,6 mil municípios do Brasil, enqunato o WhatsApp tem 120 milhões de usuários ativos no país.

De acordo a executiva, neste começo, as corridas pedidas pelo WhatsApp podem ser pagas apenas em dinheiro, como já é feito em aproximadamente 70% em pedidos feitos na 99. O valor das corridas será igual aos cobrados nas solicitadas pelo aplicativo da empresa e os motoristas da 99 poderão deixar de aceitar chamadas para pagamento em dinheiro.

As empresas criaram um ambiente intermediário quando o usuário deve confirmar dados cadastrais no primeiro pedido, buscando resolver questões de segurança. Ao pedir uma viagem, ele deve informar locais de destino e de embarque no chat, com mapa integrado. Depois disso, são enviados previsão de valor da corrida, tempo de espera, nome do motorista e dados do veículo, tudo por WhatsApp. Ao término da corrida, o cliente recebe mensagem via aplicativo com o valor a ser pago.

Gabriela Comazzetto, diretora no Brasil de Negócios do Facebook, empresa dona do WhatsApp, afirmou que mais à frente o aplicativo poderá usar seu braço WhatsApp Pay para permitir pagamentos com cartões.

Atualmente, instituições financeiras podem realizar pagamentos com uso do WhatsApp apenas em fase de testes, segundo determinação do Banco Central.

A 99 disse que durante a pandemia o uso de seu aplicativo já teve alta de 54% em periferias brasileiras.

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