Conecte-se conosco

Economia

CNH vencida? Motoristas podem renovar pelo app

App é padrão para todo o Brasil, mas a forma como o procedimento de renovação do documento vencido é feita pode mudar de um estado para outro

Publicado

em

Se você teve a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com o prazo de validade vencido na pandemia e não conseguiu resolver a situação, a boa notícia é que a renovação pode ser realizada de forma online pelo aplicativo chamado Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Leia mais: Gasolina pode ficar mais barata nos próximos meses?

Devido a pandemia mundial da Covid-19 muitos Detran’s estiveram fechados, e justamente devido a este contexto o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – por meio de uma resolução do Contran – permitiu que o Detran de cada estado tome a decisão.

Seguindo a situação local, se as renovações das CNHs vencidas em 2021 também serão prorrogadas por tempo indeterminado.

Alguns estados como o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo já anunciaram a prorrogação para o vencimento do documento.

Resolução de 2010

Em dezembro de 2020, o mesmo Contran desenvolveu uma resolução para que os documentos de habilitação vencidos no ano anterior ganhassem mais um ano de validade.

Assim, a renovação das CNHs expiradas no período acontecerão de forma gradual, segundo um cronograma estabelecido no documento.

Como realizar a renovação de forma remota?

A renovação da CNH pode ser realizada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O app é padrão para todo o Brasil, mas, a forma como o procedimento de renovação do documento vencido é feito pode mudar de um estado para outro.

Passo a passo da Renovação Simplificada

1- Realize seu login no portal do Detran e acesse “Renovação Simplificada” em “Serviços Online”, no topo da página inicial.

2- Verifique os dados em tela e escolha as datas e os horários dos exames médico e psicotécnico (esse último só é preciso caso você for exercer atividade remunerada, como taxista, por exemplo).
Faça o exame médico e psicotécnico (se necessário).

3- A taxa do exame médico, por exemplo é de R$ 96 e a taxa do Detran-SP, mais o custo de envio pelo correio, resulta em R$ 107.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS