Conecte-se conosco

Economia

Como o Pix vai funcionar no varejo físico?

Além de receber pagamentos via Pix, comerciantes do varejo físico poderão fazer pagamentos de salários, fornecedores e até mesmo tributos.

Publicado

em

O lançamento do Pix trará inúmeros benefícios ao varejo físico, que até então estava acostumado a esperar para receber os pagamentos em cartão, boletos e transferências. Com o novo sistema, os proprietários de comércio terão o dinheiro na conta em tempo real, em qualquer dia da semana e hora (24×7). Além disso, os custos das transações serão mais baixos e sem intermediários, direto entre pagador e recebedor, facilitando o controle do fluxo de caixa.

Apesar de ser lançado só em 16 de novembro, aqueles que quiserem fazer o cadastro das chaves Pix já podem, desde o dia 5 de outubro. Também, é importante lembrar que o recurso não é um aplicativo e nem é específico de uma instituição financeira. Vários bancos têm oferecido a nova forma de pagamento, dentro de suas plataformas.

Segundo o Banco Central (BC), para concordar com o Pix, o varejista necessita avaliar alguns pontos. É necessário pesquisar as condições do Pix nas instituições financeiras participantes; escolher uma conta para fazer as transações, chamada de Prestador de Serviço de Pagamento (PSP); impulsionar o recebimento com Pix junto aos consumidores; e em caso de integração com sistema de automação, analisar se há associação com a ferramenta.

Não é preciso que a empresa se registre para utilizar o novo meio de pagamentos, mas é aconselhado cadastrar as chaves Pix. As chaves poderão ser o CPF/CNPJ, número de telefone celular, endereço de e-mail ou até mesmo uma chave aleatória. No entanto, pessoas jurídicas só podem registrar até 20 chaves por conta em que seja titular. 

Feito isso, os varejistas receberão por Pix de dois modos. Um deles é por meio da geração do QR Code, que será compartilhado com o pagador, já o outro é com a informação da chave Pix. O valor do Pix para empresas será determinado por cada instituição, sendo que para os microempreendedores individuais (MEIs) haverá regras distintas. No Nubank, o Pix será gratuito para todos os clientes, até os da conta PJ. 

Outra vantagem do novo sistema aos comerciantes do varejo é que, além de receber pagamentos via Pix, eles farão jus do recurso para fazer pagamentos de salários, fornecedores e até mesmo tributos. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS