Conecte-se conosco

Economia

INSS: É possível quitar contribuições atrasadas para deixar os pagamentos em dia?

Trabalhador que atrasa os pagamentos à Previdência Social pode ter dificuldades na hora de solicitar sua aposentadoria.

Publicado

em

A aposentadoria é a meta de todo trabalhador que faz suas contribuições mensais à Previdência Social. O benefício é garantido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de acordo com algumas regras, sendo uma das mais importantes acumular um número mínimo de recolhimentos.

Quem atrasa as contribuições pode enfrentar mais dificuldade na hora se aposentar. Esse é o caso de trabalhadores autônomos que se esquecem de fazer o pagamento e criam espaços nesse prazo exigido.

Nessas situações, existe a possibilidade de quitar o valor total dos atrasados à vista ou parcelado. O cálculo é um pouco complexo e envolve regras diferentes para cada modalidade de contribuinte.

Como recolher inss atrasado?

Para os contribuintes individuais que já estão inscritos e possuem dívidas nos últimos cinco anos, o processo é mais fácil. Basta gerar uma GPS (Guia da Previdência Social) no site da Receita Federal, no aplicativo ou site Meu INSS.

Já o contribuinte facultativo só tem direito a se regularizar até seis meses após atrasar sua contribuição. Se enquadram nessa situação desempregados, donas de casa ou estudantes a partir dos 16 anos, sem nenhuma atividade remunerada.

Aqueles que possuem dívidas com mais de cinco anos e não têm inscrição na Previdência, ou ainda quem deseja mudar sua atividade profissional, precisam agendar atendimento via central telefônica 135. Na data marcada, é necessário apresentar documentos que comprovem a atividade profissional remunerada.

Débitos com mais de cinco anos têm incidência de juros de 0,5% ao mês, limitados a 50%, acrescidos de multa de 10%. Para calcular a média salarial, basta descartar os 20% menores salários do período, assim como era feito antes da reforma da Previdência.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS