Conecte-se conosco

Economia

Conheça o benefício do Governo Federal para crianças e adolescentes

Entenda como funciona.

Publicado

em

Benefício para crianças e adolescentes, Foto: Pexels.

Existe um benefício que, embora muitas pessoas não tenham conhecimento sobre, pode oferecer até o valor de um salário-mínimo(R$1.212) para crianças e adolescentes. O nome do programa se chama BPC/Loas que é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quer saber mais sobre ele? Continue a leitura!

Leia mais: Auxílio Brasil: Saiba tudo sobre esse benefício do Governo Federal

Entenda mais sobre benefício do Governo Federal que oferece dinheiro para crianças e adolescentes 

O benefício BPC/Loas é destinado para crianças e adolescentes que tenham menos de 16 anos, que possam alguma deficiência e sejam de família de baixa renda. Através do benefícios assistencial Loas o INSS oferece um valor de um salário-mínimo, que atualmente custa R$ 1.212, mensalmente.

Além dessa categoria, pessoas com mais de 65 anos que nunca contribuíram para o INSS e que se encontrem em estado de vulnerabilidade também podem usufruir desse benefício. Nesse caso não seria igual a uma aposentadoria, embora seja pago pelo INSS, ele é somente um programa social do governo. Além disso, pessoas dentro do benefício do BPC/Loas não tem direito ao 13º salário do INSS.

Quem tem direito a esse benefício?

Visto que o programa se destina para crianças e adolescentes com deficiências físicas, é preciso haver comprovação por parte dos responsáveis que aquela criança não tem condição de desempenhar as atividades que são previstas para pessoas daquela idade, estando incluso nisso a escola.

Nesse sentido, além da apresentação dos laudos e exames médicos que comprovem a incapacidade para atividades, é preciso cumprir outros requisitos. Com isso, para idosos é preciso que tenham mais de 65 anos, e tenham alguma deficiência que causa limitação. Além disso, precisam estar inscritas no Cadastro Único com dados atualizados, possuir renda mensal familiar per capita de até ¼ do salário-mínimo e ser cidadão brasileiro nato ou português naturalizado.

Assim, ao cumprir com todos esses requisitos é possível ter direito a conseguir o benefício assistencial BPC/Loas. Para tirar mais dúvidas é só acessar o site do órgão oficial.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS