Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça o pequi, fruta típica do cerrado

Saiba suas principais características e como cultivar o pequi.

Publicado

em

O pequi, é o fruto do pequizeiro, árvore nativa do cerrado brasileiro. Apresenta casca de cor verde, e, quando maduro, possui em seu interior um caroço revestido por uma polpa macia e amarela, a parte comestível.

É preciso, porém, muita paciência e cautela para saborear o fruto de gosto peculiar, vez que no interior do caroço há grande quantidade de pequenos espinhos.

O pequi pode ser encontrado em toda a região Centro Oeste e a frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. O fruto é usado comumente no preparo de pratos saborosos, além de óleos, conservas, doces e outros.

O plantio do pequizeiro é simples e a planta requer cuidados básicos do cultivo tradicional. Por isso, fique atento as dicas especificadas logo abaixo.

Como cultivar

Você pode adquirir as mudas em floriculturas, viveiros ou lojas especializadas. Contudo, caso deseje fazê-las, serão necessários alguns caroços de pequi retirados do fruto já maduro.

Portanto, depois de selecionar os caroços, remova a poupa, e em seguida, coloque as sementes em um recipiente com água durante aproximadamente 5 dias.

Feito isso, retire as sementes e deixe que sequem na sombra por até 10 dias. Nesse período, já começa o processo de germinação.

Separe um vaso com furos no fundo e coloque uma camada de pedriscos para facilitar a drenagem de água. Depois, preencha com terra adubada e um pouco de areia. Abra uma pequena cova no centro do vaso e insira uma semente germinada. Cubra com uma camada fina de substrato e regue moderadamente.

Nos primeiros dias, mantenha o solo úmido e deixe a planta em local com incidência de iluminação indireta. Depois que a muda firmar e crescer, coloque o vaso a sol pleno e diminua gradativamente as regas.

Quando as raízes do pequizeiro começarem a sair pelo fundo do vaso, faça a transplantação para o local definitivo. A árvore do pequi cresce muito e precisa de espaço para se desenvolver bem, sendo mais indicado, o seu plantio diretamente no chão.

Fique atento a larvas e fungos e utilize inseticidas próprios para plantas, caso necessário. O desenvolvimento total do pequizeiro, com frutos, se dá após seis anos. Por isso, é bom começar já!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS