Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça os benefícios do urucum e como plantá-lo em casa!

Saiba como realizar um plantio de sucesso.

Publicado

em

Popularmente conhecido como colorau, o urucum é famoso e muito utilizado para fazer corantes naturais que chamam a atenção pela cor de suas flores. Devido à sua capacidade de crescer em diferentes climas, esta árvore pode atingir uma altura de 9 metros.

Se você está pensando em cultivar um urucum no seu quintal, confira como cuidar dessa planta e fazê-la crescer em abundância.

Veja também: Tempero em casa: aprenda a cultivar tomilho

Temperatura

Para cultivar o urucum e mantê-lo saudável, plante-o em um local que receba luz solar direta e completa durante o dia. Embora seja uma planta que se adapte a diferentes condições, os locais com temperaturas mais elevadas são os melhores para o pleno desenvolvimento do urucuzeiro.

Além disso, o plantio deve ser feito em uma faixa de temperatura de 20°C a 30°C, pois em regiões muito frias, como o sul do Brasil, o desenvolvimento dessa árvore sofrerá um pouco com a falta de calor.

Solo

O solo também desempenha um grande papel no cultivo do urucum, portanto, se você deseja que a árvore dê muitos frutos, o solo deve ter boa drenagem, principalmente em áreas chuvosas.

Além disso, é melhor corrigir a acidez do solo para que ele permaneça com PH acima de 6, ou seja, levemente ácido. Portanto, se o índice estiver abaixo disso, corrija-o com cal para dar ao seu urucum um desenvolvimento saudável.

Adubação

Antes do cultivo, é necessário um solo muito fértil. Para isso, é necessário usar o fertilizante NPK 2-30-10, pois contém mais fósforo, elemento essencial para a floração e desenvolvimento dos frutos.

Além disso, a correção do solo pode ser realizada durante a aplicação deste fertilizante. Adicione um pouco de calcário dolomítico ao solo para fazer cal.

Para melhorar ainda mais a fertilidade do solo, adicione um pouco de esterco de vaca curtido, assim seu urucum irá crescer saudável, gerando muitos frutos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS