Conecte-se conosco

Agronegócio

Costela de adão: conheça essa planta de fácil cultivo

Saiba quais as principais características dessa espécie e como cultiva-la em casa.

Publicado

em

Monstera deliciosa, popularmente conhecida como Costela-de-Adão, é uma planta da família das aráceas, que possui folhas grandes e perfuradas, com longos pecíolos.

Muito utilizada na ornamentação de ambientes diversos, é especialmente fácil de manter em vasos e necessita de cuidados básicos, sendo, pois, uma espécie pouco exigente. E se você tem especial interesse em ter essa planta em casa, nós separamos algumas dicas indispensáveis para obter sucesso no cultivo. Acompanhe!

Plantio

A muda da costela de adão pode ser facilmente encontrada em floriculturas, viveiros ou lojas especializadas. Todavia, caso deseje fazê-la a partir de uma planta adulta, você vai precisar de musgo esfagno.

Desse modo, encontre uma folha crescendo do caule, com uma raiz aérea curta abaixo dela. Selecione um ponto inferior a essa raiz e corte um pequeno entalhe. Em seguida, enrole o entalhe, a raiz aérea e o nó onde a folha se junta ao caule com uma camada de musgo esfagno umedecido em água, e depois, embrulhe em um plástico.

Diariamente, abra o plástico para verificar o desenvolvimento das raízes. Logo que a muda enraizar, escolha um vaso com orifícios de drenagem para plantio. Coloque no fundo uma camada de argila expandida e preencha o recipiente com solo turfoso e bem drenado. Forneça bastões de suporte com musgos e treliças.

A costela-de-adão gosta de boas condições de luminosidade e deve ser cultivada a meia sombra, com incidência de sol indireto. Por isso, o ideal é deixa-la próxima de portas e janelas, no interior de residências. Não é exigente com relação a regas, contudo, fique atento para que o solo não fique seco demais.

Assim, com base nas orientações supracitadas, você terá uma plantinha bem desenvolvida, saudável e bela. Além de um adorno incomparável para a decoração da sua casa, a costela-de-adão promete proporcionar aconchego e bem-estar.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS