Conecte-se conosco

Economia

CPI da Covid vai propor criação de pensão para órfão da pandemia

Crianças e adolescentes que perderam pais, mães e cuidadores devem receber auxílio de um salário mínimo ao mês até completarem 18 anos de idade.

Publicado

em

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid vai propor a criação de pensão especial para órfãos. No caso, o Projeto de Lei (PL) 1305/21 trata dos órfãos de vítimas da Covid-19. Todos que perderam pai, mãe e/ou cuidador legal terão direito ao benefício. Fora isso, a comissão deve indicar que haja aposentadoria por invalidez aos afetados pela doença.

Leia mais: Prova de vida do INSS está de volta: confira o novo calendário

Mais de 130 mil órfãos

O relator da proposta foi o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Durante solenidade, Calheiros informou sobre a proposta de aposentadoria por invalidez. Ela se aplicaria nos casos em que o cidadão tenha permanecido com sequelas da Covid-19.

O PL tem autoria do deputado Flávio Nogueira (PDT-PI). O texto obriga o Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas) a pagar a pensão. O valor deve ser pago individual e mensalmente, obedecendo o valor de um salário mínimo a órfãos da Covid-19.

A deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES), relatora do texto, estima o número de órfãos relacionados à pandemia. Segundo ela, existem mais de 130 mil crianças no Brasil que perderam pai, mãe e/ou cuidador.

Assunto na CPI

O senador Renan Calheiros também sugeriu o valor de um salário mínimo. Esse valor passa a ser de R$ 1.192 a partir de 2022. O senador disse que a quantia será paga “para os órfãos, cuja renda familiar não permita a sobrevivência até completar 21 anos de idade”.

“É propósito desta CPI responsabilizar o Estado com um encaminhamento que seja responsável do ponto de vista fiscal e exequível nesta circunstância que nós estamos vivendo”, disse Calheiros durante apresentação da proposta.

O senador também falou sobre a aposentadoria. “Incluir a Covid na relação das doenças que pode ensejar, a partir de uma perícia, portanto, absolutamente responsável, a aposentadoria por invalidez”.

O jornal Estadão revelou que o governo federal planejava criar um benefício especial para órfãos. Ele seria incluído no processo de reformulação do Bolsa Família, que deve se chamar Auxílio Brasil.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS