Conecte-se conosco

Agronegócio

Cultive hortaliças em casa gastando pouco!

Separamos dicas para você economizar e garantia uma dieta mais balanceada.

Publicado

em

Com a alta dos produtos, principalmente dos de gêneros alimentícios, ter uma horta em casa é uma ideia aprazível não só para o bolso, como também para a saúde, mostrando-se por demais viável, já que você pode perfeitamente cultivar verduras, legumes e hortaliças, e o melhor de tudo, gastando pouquinho.

Veja também: Tempero em casa: aprenda a cultivar cheiro verde

Tenha sua própria horta

Antes de mais nada, saiba que alguns fatores são fundamentais para o sucesso do cultivo de hortaliças em casa: solo produtivo, boa luminosidade e rega frequente. Logo, o substrato preparado para receber as mudas deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. 

Não obstante, a horta deve ficar em local bem iluminado, a sol pleno. Quanto às regas, necessário que se faça de acordo com a necessidade, sendo realizadas para manter o solo úmido sem deixa-lo, contudo, encharcado, visto que água em excesso pode prejudicar o bom desenvolvimento das plantas, apodrecendo as raízes e deixando caules e folhas amarelados.

Pois bem, agora que você já está atento aos cuidados básicos, separe um canteiro ou monte pequenos vasos ou jardineiras com substrato e insira as sementes ou mudas.

Você pode comprá-las em qualquer floricultura, viveiro ou supermercado por preços muito acessíveis. Hortaliças como a alface, couve, rúcula e temperos como o alecrim, alho, cebolinha e pimenta são as mais comuns.

Se você quer apostar em algo diferente, as hortas suspensas também são ótimas ideias, e podem ser feitas utilizando canos PVC, garrafas pet e pallets. Além de lindas, são também, sustentáveis.  

Vantagens da horta em casa

Desse modo, inúmeras são as vantagens de ter a sua hortinha. Além de proporciona uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos e ainda colaborar para a educação alimentar, cultivar hortaliças em casa vai reduzir consideravelmente os gastos, sem mencionar, é claro, que mexer com a terra e com as plantas funciona como terapia para o corpo e para a mente.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS