Conecte-se conosco

Economia

Desconto do Imposto de Renda e o reajuste do INSS

Um aposentado reclamou do reajuste do INSS em relação a cobrança do Imposto de Renda. Venha entender o caso, leia mais!

Publicado

em

aposentadoria para quem começou a trabalhar antes de 1998

O desconto do Imposto de Renda deixa a aposentadoria com um reajuste menor no INSS. De fato, um aposentado reclamou que seu benefício do Instituto Nacional do Seguro Social teve um reajuste bem menor que os 10.16% estipulados pelo Governo Federal.

Veja também: INSS modifica regras referentes à análise e concessão de benefícios

De acordo com o aposentado, ao comparar o valor final, após o desconto, o reajuste foi de 10.6%. De fato, o reajuste anual do benefício do INSS é relativo à inflação do ano que antecede o atual, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, aplicando-se sobre o valor bruto do benefício, antes dos descontos.

Em vista disso, de acordo com o INSS, a diferença de pagamento do aposentado não refere-se a um erro no reajuste, e sim devido ao Imposto de Renda que é descontado diretamente do benefício.

Além disso, a órgão informa que os segurados da Previdência que ganham acima do salário mínimo obtiveram reajustes de 10,16% conforme o INPC, sendo que assim, “o motivo do valor líquido ser menor é que houve desconto de R$ 3,99, referente ao Imposto de Renda”, informa o INSS.

Portanto, é imprescindível que antes de pedir uma revisão ao INSS, prestar muita atenção nas faixas de tributação. Todavia, de acordo com o analista editorial da área de IR do IOB, David Soares, “o governo anuncia o reajuste todo mês de janeiro de cada ano e aquele aumento não chega no bolso dele [do aposentado], justamente porque a mordida do leão aumentou. Ele acaba pagando mais imposto”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS