Conecte-se conosco

Economia

Descubra se o 14º salário ainda pode ser liberado para segurados do INSS em 2021

Publicado

em

A liberação do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi anunciada em alguns portais de notícia como um fato consumado. Entretanto, o abono extra é apenas de uma possibilidade, e ainda não foi aprovado.

Leia mais: Saiba quais são as regras e os documentos para sacar o FGTS e o abono PIS/Pasep

A proposta, apresentada por meio de uma sugestão legislativa, foi acolhida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e se transformou no Projeto de Lei 3657/20. O texto foi encaminhado ao Congresso Nacional ainda no início de 2020, auge da pandemia de coronavírus.

14º será liberado?

A essa altura do ano, é seguro dizer que a medida não irá avançar. De fato, a proposta existe, mas é muito difícil conseguir a aprovação do Congresso devido a uma série de motivos.

Um dos principais pontos é que o benefício visa oferecer apoio financeiro aos segurados do INSS, que tiveram seu 13º salário antecipado neste ano. Contudo, o governo federal não dispõe de verbas suficientes para custear uma medida bilionária como essa.

Além disso, a vacinação contra a Covid-19 está avançando no país, aumentando as expectativas sobre uma recuperação econômica. Outro problema é a proximidade com o fim do ano, que praticamente impede que o texto consiga aprovação em todas as Comissões competentes antes de ser votado.

Para acompanhar toda a tramitação do texto que propõe a criação do 14º do INSS, acesse o site do Senado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS