Conecte-se conosco

Artigos

Dirigir usando apenas uma das mãos é um ato de infração?

Este é um hábito muito comum entre os motoristas, mas o que a maioria não sabe é que, pelo CTB, trata-se de um ato de infração. Entenda.

Muitas pessoas cometem infrações no trânsito sem ao menos ter a ideia de que estão fora da lei, e dirigir apenas com uma das mãos é uma dessas infrações que diversos motoristas desconhecem.

A prática é cabível de multa e pontos na CNH (Carteira Nacional da Habilitação). Esta é uma atitude muito comum de pessoas que dirigem enquanto fumam, acendendo o cigarro para fora do veículo, por exemplo, mas não é considerada uma atitude exclusiva de pessoas fumantes não. Dirigir com o braço para fora pode ser uma maneira que motoristas encontram, por exemplo, para relaxar um dos braços.

Se você dirige ou já viu alguém dirigindo dessa forma, saiba o que está previsto na lei e, se for alguém do seu convívio, alerte-a.

O trânsito já é por si só algo muito complexo: em questão de segundos, um acidente pode se formar sem que o motorista consiga reverter o quadro. No volante, a regra é que toda atenção seja direcionada para o trânsito, sem que haja distrações para o motorista, e dirigir com apenas uma das mãos é uma dessas atitudes que deve ser evitada.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) alerta: “é proibido dirigir com apenas uma das mãos ao volante” e, caso esta regra não seja cumprida, o motorista levará quatro pontos na CNH e será multado em R$ 130,16.

Para essa regra, existem duas exceções e que são pontuais a dois momentos: para ajeitar o espelho retrovisor e para trocar de marcha (sem deixar a mão apoiada no câmbio). Não é permitido ficar com os braços para fora durante o trajeto, daí isso ser considerado como infração média.

No entanto, o condutor que se sentir injustiçado ao receber a multa e os pontos na carteira poderá recorrer da decisão. Para tanto, será preciso procurar o órgão responsável, pois um dos grandes motivos para perder a habilitação são essas multas pequenas que vão acumulando na carteira até que se atinja o limite de perda de pontos e que às vezes o motorista acaba nem se dando conta.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS