Conecte-se conosco

Economia

Editais de cultura trazem investimento de R$ 7,5 milhões ao estado do Rio

Os contemplados nos editais “Cultura Inclusiva nas Redes” e “Rua Cultural RJ” tiveram acesso nesta terça-feira (21) a Biblioteca Parque Estadual (BPE).

Publicado

em

Os contemplados nos editais “Cultura Inclusiva nas Redes” e “Rua Cultural RJ” tiveram acesso à Biblioteca Parque Estadual (BPE). Os dois editais do Governo do Estado, com intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ) foram inéditos na cidade e garantiram o investimento de R$ 7,5 milhões à cultura fluminense.

Veja também: Leilão de produtos da Receita Federal tem edital liberado

Tendo como primeira solenidade dedicada aos contemplados no “Cultura Inclusiva nas Redes”, onde o edital foi voltado para premiação de artistas fluminenses com algum tipo de deficiência, onde aconteceu no início da tarde, na entrada principal da Biblioteca Parque.

A chamada abrangeu as áreas de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultura, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.

Entre os diversos relatos emocionantes de cada um dos contemplados, o de Davi Mendonça Cardoso de 19 anos deixou muita gente impressionada no local por conta da pouca idade do artista. Ele é morador da cidade de Cabo Frio, e tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), e deixou uma mensagem de igualdade para todos.

“É de extrema honra estar aqui neste lugar, eu sempre busquei passar a mensagem de respeito e inclusão. Lutar por um mundo melhor para todos não é loucura ou utopia, é justiça. Quero que todos que aqui estão se orgulhem da pessoa que cada um é”, disse Davi em sua mensagem, onde o projeto dele foi “No rolê da Criatividade”, que busca ensinar escrita criativa para pessoas deficientes.

No final da tarde, foi a vez dos contemplados do Edital “Rua Cultural RJ”, de receberem os certificados no evento que ocorreu dentro do Teatro Alcione Araújo, dentro da própria BPE. O edital é voltado para realização de ambientações urbanas em todo o estado do Rio, através de linguagens artísticas, tais como grafite, stencil, pintura livre, sticker, muralismo e pintura mural.

“O Rua Cultural veio para colorir os muros do Estado do Rio de Janeiro. A partir dessa iniciativa, levando a cultura urbana para o exterior, temos uma ferramenta importante para o fomento do turismo cultural e da economia criativa.

Vamos poder colorir e preencher as ruas com muita arte, ativando locais que estavam esquecidos e ampliando áreas de exploração econômica das regiões contempladas”, completou Danielle Barros.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS