Conecte-se conosco

Economia

Empréstimo consignado do INSS com margem maior está chegando ao fim; veja como aproveitar

Lei que amplia a margem do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS tem validade até o fim do ano.

Publicado

em

A margem do crédito consignado foi ampliada no dia 31 de março deste ano, passando de 35% para 40%. A Lei 14.131, resultante da Medida Provisória 1.006/2020, possibilita que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) contratem empréstimos com valores maiores.

Leia mais: Nubank anuncia nova opção de investimento em renda fixa. Entenda como funciona

Entretanto, as mudanças terão validade somente até o dia 31 de dezembro. Após esse período, a margem para contratação de crédito consignado volta ao seu valor anterior.

Até lá, o novo limite permite que o segurado comprometa até 35% do valor do seu benefício em empréstimos, e até 5% para usar cartão de crédito. No crédito consignado, parte do valor das parcelas é descontado direto na folha de pagamento do contratante.

Por conta dessa facilidade que garante o pagamento da dívida, os bancos costumam oferecer condições facilitadas, como taxas de juros mais baixas e prazo estendido para pagar.

Margem consignável a partir de dezembro

A partir do dia 1º de janeiro de 2022, a margem consignável dos aposentados e pensionistas do INSS volta a ser a seguinte:

  • 30% para contratação de empréstimo consignado;
  • 5% para utilização de cartão de crédito.

Também chega ao fim a regra que obriga as instituições bancárias a suspenderem a cobrança das parcelas por quatro meses. Caso o banco ofereça esse serviço por conta própria, o segurado precisa verificar a incidência de novas taxas de juros ou custos adicionais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS