Tecnologia
Espanha: Oracle vai investir US$ 1 bi em cloud computing e IA
Companhia especializada em banco de dados.
A Oracle anunciou que investirá mais de 1 bilhão de dólares na Espanha nos próximos 10 anos, concentrando-se em cloud computing e inteligência artificial. A empresa planeja estabelecer uma nova região cloud no país, além das duas já existentes, em colaboração com a Telefónica.
Este novo centro de serviços será usado para atender à crescente demanda prevista e para transferir cargas de trabalho das empresas para sua infraestrutura cloud, alinhando-se com as diretrizes europeias de armazenamento e processamento de dados no continente.
Recentemente, a Microsoft também anunciou um significativo investimento na Espanha, transformando o país em um dos principais centros cloud da multinacional na Europa, com um aporte de 6,69 bilhões de euros em novas infraestruturas locais ao longo da próxima década.
Espanha
Em fevereiro, a Oracle já havia anunciado seu maior investimento até então na Espanha, no valor de 2,1 bilhões de dólares (cerca de 1,95 bilhões de euros), para fortalecer sua capacidade de infraestrutura de cloud na região de Madrid.
Estima-se que esses investimentos possam gerar um impacto de 8,4 bilhões de euros no Produto Interno Bruto espanhol, além de contribuir para a criação de 69 mil empregos entre 2026 e 2030, conforme relatado pelo jornal Expansion na época.
Em maio, a Amazon também anunciou um investimento de 15,7 bilhões de euros ao longo dos próximos 10 anos em centros de dados na região de Aragão, Espanha, onde já possui três instalações. Este novo investimento tem o potencial de criar até 17.500 empregos indiretos na próxima década.
Região
A região de Aragão, especialmente a capital Saragoça, que é a quinta maior cidade espanhola, tem se destacado como um importante hub logístico devido à sua localização estratégica entre Madrid e Barcelona. Além disso, a região possui condições favoráveis para a produção de energias renováveis (solar e eólica), o que tem atraído investimentos das grandes multinacionais para alimentar suas novas infraestruturas.
Todos esses investimentos refletem o compromisso das empresas em se posicionarem como parceiras das companhias europeias, que estão aumentando seus investimentos em cloud computing, oferecendo garantias de armazenamento de dados na Europa e conformidade com as normas locais, especialmente em setores altamente regulados.
(Com Agências Internacionais).

-
Tecnologia2 dias atrás
Por que não desligar chamadas de spam imediatamente é a melhor escolha?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Já na entrevista de emprego, estratégia de jovem chama atenção e rende promoção
-
Empresas23 horas atrás
Sem volta: Uber encerra atuação neste país de forma definitiva
-
Economia1 dia atrás
Banco Central libera resgate automático de dinheiro esquecido em bancos
-
Tecnologia17 horas atrás
Elon Musk revela XChat: novo concorrente para tirar WhatsApp do jogo
-
Agronegócio2 dias atrás
Saiba onde colocar a lança-de-são-jorge para proteger sua casa
-
Finanças2 dias atrás
8 coisas que você precisa olhar antes de comprar o próximo pacote de café
-
Economia1 dia atrás
Reforma tributária no Brasil: 3 pontos que donos de empresas precisam saber o quanto antes