Conecte-se conosco

Educação

Estão abertas as inscrições para o Enem 2022; veja como participar

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 começam hoje (10), e para este ano há algumas novidades. Confira!

Publicado

em

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 começam hoje (10) e, para este ano, há algumas novidades.

Leia mais: Projeto social oferta vagas gratuitas de cursos e bolsas de estudo online

A partir de agora, os participantes poderão pagar a taxa de inscrição – que será no valor de R$ 85 – por pix e cartão de crédito, poderá ser feito até dia 27 de maio. Quem prefere o boleto bancário, ainda terá a opção de gerá-lo na página do participante e pagar em qualquer lotérica, aplicativo bancário ou Correios.

Já as inscrições são feitas, exclusivamente, pela página do participante até o dia 21 de maio. A aplicação da prova é feita em dois dias, que estão marcadas para 13 e 20 de novembro.

Quem solicitou isenção ou justificou a falta da edição anterior, o resultado já está disponível no site, mas este resultado não garante a inscrição. Mesmo que aprovada a isenção, o participante deve mesmo assim se inscrever pela página do participante.

Quem se inscreve pela terceira vez é Rafael Vasconcelos, que está tentando a vaga de medicina: “A gente passa o ano todo se preparando e tem sido uma jornada muito árdua, difícil, mas tenho enriquecido meus conhecimentos e me sinto preparado para fazer a prova”, disse ele.

Outros estudantes elogiam as novidades do Inep e o não reajuste do valor, que continua o mesmo há 4 anos. Como relatou Maryana Belfort Bezerra, que está cursando o último ano do ensino médio e também tentará a vaga de medicina:

Achei muito interessante o Inep não ter aumentado o valor da inscrição, mesmo com a alta dos produtos, e ter aumentado as opções de pagamento, que esse ano tem o Pix e cartão de crédito, o que acaba dando maior acessibilidade para os estudantes fazerem a prova”, relatou.

Quem precisa de atendimento especializado, precisa fazer a inscrição na página do participante entre os dias 10 e 21 de maio. O resultado dos pedidos será divulgado no dia 7 de junho. Quem deseja entrar com recurso pode solicitar a partir desta data também, até o dia 12 de junho, e o resultado do recurso sairá no dia 22 de junho.

Para este ano, os documentos digitais, como RG digital, CNH digital e e-Título serão aceitos para identificação dos participantes no dia do exame, desde que sejam apresentados nos aplicativos oficiais. Não serão aceitas capturas de tela dos documentos.

Para o Enem digital, 101.100 inscrições serão disponibilizadas, e o critério de vagas, é para quem optar primeiro pelo modelo. Quem optar pelo Enem digital na inscrição, não pode mudar o modelo depois, e a prova será feita em local definido pelo Inep, sendo proibido o uso de computador pessoal.

A prova é formada por 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além disso, os participantes têm que elaborar uma redação dissertativa sobre um tema disponibilizado pelo Inep.

As notas do exame poderão ser utilizadas para o acesso dos participantes às instituições de ensino superior federais, por meio do Sisu, ou ingressar em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos, o ProUni.

Com a nota do Enem, os participantes também poderão tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS