Conecte-se conosco

Bancos

FGTS de até R$1 mil é liberado pelo Governo

O governo federal irá antecipar o saque do FTGS para mais de 42 milhões de trabalhadores antes do prazo estipulado inicialmente. Entenda, leia mais!

Publicado

em

Revisão do FGTS 2

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, acrescidos de atualização monetária e juros.

O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. ​No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Nesse sentido, o governo federal liberou o saque emergencial do FGTS de até R$1 mil reais para 42 milhões de trabalhadores com saldo em conta ativas ou inativas do fundo, medida que o ministro Paulo Guedes havia antecipado antes do carnaval. Esse anúncio foi feito por Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (17). Os pagamentos deverão ocorrer entre os dias 20 de abril a 15 de julho.

Desse modo, as regras para o saque do FGTS serão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18), mas seguirá os moldes dos saques do FGTS de 2019 e de 2020. Não obstante, para possuir direito ao saque-emergencial do FGTS 2022 é necessário aderir ao novo saque-emergencial na sua conta do FGTS, pelo site www.fgts.caixa.gov.br, pelo aplicativo do fundo ou por meio do Internet Banking da Caixa.

Evidentemente, o pagamento será efetuado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e será escalonado pelo mês de aniversário do trabalhador. O dinheiro será depositado em conta poupança social digital e, posteriormente, será liberado para saques e transferências para outros bancos. Para consultar o saldo do FGTS os trabalhadores podem fazer essa consulta por meio do aplicativo do FGTS ou pelo Internet Banking da Caixa.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS