Conecte-se conosco

Finanças

FGTS tem modalidade de saque antecipado no valor de R$ 1.600; Confira

Durante o processo, trabalhador deve pagar uma taxa de juros de 1,09%. Percentual é um dos mais baixos do mercado de crédito.

Publicado

em

LUCRO DO FGTS

A busca por dinheiro extra na pandemia fez com que muitos brasileiros recorressem à diferentes linhas de crédito para dar conta dos gastos do final do mês. Um produto que tem ajudado muita gente, pois cobra taxas de juros mais baixas, é a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Leia mais: FGTS libera novos saques em 2021; Confira o calendário e como consultar o saldo

Funciona assim: ao aderir à sistemática de saque-aniversário do FGTS, o trabalhador passa a ter direito a uma parte do saldo depositado nas contas vinculadas ao contrato de trabalho todos os anos e no mês de aniversário. Porém, existe a possibilidade antecipar até três anos de saque por meio de empréstimo pessoal em diferentes instituições bancárias.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, entre abril do ano passado e agosto deste ano, o procedimento foi realizado por mais de 7,4 milhões de trabalhadores. O valor médio dos saques liberado nesta modalidade foi de R$ 1,6 mil por trabalhador.

Antecipação do FGTS

Quem antecipar três anos do saque-aniversário pagará pelo adiantamento uma taxa de juros de 1,09% ao mês, tida como uma das mais baixas do mercado atual quando o assunto é empréstimo. Além disso, em muitos casos, a liberação é feita até mesmo para quem está com nome sujo no SPC e Serasa.

A lista de bancos que participam da modalidade inclui:

  1. Inbursa
  2. J. Safra
  3. Banco Mercantil do Brasil
  4. Pan
  5. Caixa Econômica Federal
  6. Facta Financeira
  7. Fiducia Sociedade de Crédito
  8. Itaú Unibanco
  9. QI Sociedade de Crédito Direto
  10. UP.P Sociedade de Empréstimo entre Pessoas
  11. BMG
  12. C6 Consignado
  13. Sicredi
  14. Daycoval
  15. Banco do Brasil

O primeiro passo para antecipar o FGTS é aderindo à sistemática do saque-aniversário. Isso pode ser feito pelo site ou aplicativo do FGTS. Em seguida, basta retornar a estes mesmos canais para consultar o saldo e escolher o banco no qual o empréstimo será feito.

Lembrando que ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deixa de fazer parte do saque-rescisão, ou seja, ele perde o direito ao saque integral do fundo caso de demissão sem justa causa.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS